Economia

Dos sete municípios que integram a Região Metropolitana da Grande Vitória, Viana é o terceiro maior em extensão territorial e possui localização privilegiada. Com 60% de área rural, a sua produção agropecuária especialmente a banana, o café e o gado, abastece parte do mercado consumidor da Grande Vitória, mas a economia do município tem como principais bases de sustentação a indústria, o comércio e os serviços.

O município de Viana é considerado um dos primeiros aglomerados populacionais do Espírito Santo, abrigando, atualmente, cerca de 54 mil habitantes, dos quais 3.855 estão na zona rural e 49.597 na zona urbana.

O setor que concentra o maior número de empresas e empregos é o comércio e reparação de veículos automotores. Também estão instaladas na região sete das 150 maiores empresas do Estado. O setor industrial representa cerca de 42% do PIB do município.

Viana é o município que apresenta o segundo menor índice de concentração de renda da Região Metropolitana e o terceiro melhor em renda per capta.

A pecuária existente no município é mista. Há gado leiteiro e de corte, alem de rebanho suíno, que é um dos destaques do setor.

As lavouras que mais se destacam são as de café, banana, mandioca, feijão e milho. Há também o plantio da seringueira. Na horticultura destacam-se o quiabo e a alface hidropônica.

Na fruticultura, destaca-se a banana, seguida de citros, coco, goiaba, mamão e maracujá. A forma de gestão predominante nas propriedades é a agricultura familiar.

As agroindústrias existentes são de polpa de frutas, queijo, mandioca congelada, empacotamento de leite e carne suína, gerando empregos e utilizando matéria-prima local. Viana também abriga a produção de panelas de barro, que são fabricadas de forma artesanal pelas paneleiras do bairro Canaã.

 

PIB
R$ 52 milhões, sendo o 12° entre os municípios capixabas.
Comércio e serviços - 52,28%
Indústria - 45,28%
Agropecuária - 2,44%
(Fonte: IBGE/Ipes - 2002)

 

Agropecuária
Pecuária - 49%
Lavouras permanentes - 33%
Produção mista (lavoura e pecuária) - 9%
(Fonte: Censo Agropecuário de 1996)

 

Principais lavouras
Banana - 2.760 mil cachos
Café - 534 ton
Borracha - 368 ton
Coco - 384 mil frutos
(Fonte: IBGE/PAM - Ipes - 2002)

 

Principais atividades pecuárias
Bovinos - 16.360
Suínos - 4.308
Galinhas, galos e frangos - 6.682
Leite de vaca - 6.706 mil litros 


Siga e compartilhe
nas Redes Sociais

Facebook Youtube Instagram