Artesã de Viana recebe encomenda internacional


Marlene Lopes, que faz crochê, recebeu encomenda da Inglaterra.
Artesã de Viana recebe encomenda internacional
TEXTO: Andressa Mota   FOTO: Andressa Mota

O artesanato de Viana rompe a barreira do continente e vai parar na Inglaterra. É isso mesmo: a Marlene Lopes, artesã que mora no bairro Marcílio de Noronha e que faz parte do Artesanarte - Feira de Artesanato de Viana, da Prefeitura de Viana. Marlene ganhou destaque quando uma de suas pelas, a imagem de Nossa Senhora da Penha feita em crochê, foi exibida no Programa Mais Você, Rede Globo, pela apresentadora Ana Maria Braga.

“O brasileiro Rogério, que mora na Inglaterra há 12 anos, viu a matéria que fiz para a TV e me ligou pedindo que fizesse uma santinha de crochê pra ele”, disse toda feliz. Marlene relata que o amigo trabalhou com ela há anos atrás e, morando no exterior, não tinham muito contato, mas, ao ver a matéria na televisão não perdeu tempo e ligou. “Ele me ligou e disse que no começo de dezembro um irmão vem ao Espírito Santo levar a encomenda”, concluiu.

A artesã não para de receber encomendas e tudo é felicidade. Primeiro porque o artesanto foi o que a ajudou a sair da depressão por conta de um câncer e, agora, com a divulgação do seu trabalho em rede nacional, as ecomendas aumentaram.

Como tudo começou

Marlene Lopes foi diagnosticada com câncer e, durante a quimioterapia, começou a fazer crochê como uma terapia, para não ficar só pensando na doença. Desde então, ela não parou mais de crochetar. Ela faz roupas, cama, mesa e banho e, claro, as santinhas, que expõe junto com outros artesãos que, assim como ela, geram a própria renda por meio das belas peças que expõem no município e que ganharam um reforço todo especial.

No último dia 13, os artesãos fizeram teste de habilidades na Setades para ter a carteira de artesão e ter acesso às feiras de artesanato e outros benefícios. A santinha de crochê ficou conhecida em rede nacional quando chegou até às mãos de Ana Maria Braga, no Mais Você, recebendo elogios até de Suzana Vieira nas redes sociais, por meio de um post que Ana Maria fez com a foto da santa no Instagram.

Marlene é uma sonhadora que tem uma fé admirável, motivo de estar sempre sorrindo. “Eu estou muito feliz por tudo isso que está acontecendo comigo, espero que sirva de exemplo para as pessoas que fazem artesanato, começarem a postar na internet e vender seus produtos, e ter muito sucesso”.

Atendimento à população

Ouvidoria de Viana

Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706

E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br

Atendimento à imprensa

Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo | Jornalismo

Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Mota / Naiara Gomes / Augusto Sodré / Adeyvison Siqueira

Tels: (27) 2124-6701/ Plantão Assessoria de Imprensa: (27) 99822 2540

E-mails: comunicacao@viana.es.gov.br / secom@viana.es.gov.br

Viana nas redes sociais

Facebook: /prefeituradeviana

Instagram: @prefeituraviana





Siga e compartilhe
nas Redes Sociais

Facebook Youtube Instagram