Viana também tem Acarajé

O portal das montanhas capixabas também tem um pouquinho do Nordeste. Quem passa pela BR 262 rumo ao clima mais ameno das montanhas, pode saborear o tempero de terras mais quentes em Viana. O que é que a baiana tem? Aqui em Viana ela também tem acarajé, uma especialidade gastronômica da culinária baiana. Quem quiser saborear a iguaria não precisa ir para muito longe. O ‘Acarajé da Baiana’, em Viana Sede, foi aberto há menos de um mês, já está fazendo sucesso.

A baiana Vânia Miranda Vilaronga conta o motivo de trazer a culinária de outro Estado para Viana. “Morava na região de Jacobina, que fica há 400 quilômetros de Salvador, lá já tinha um restaurante. Um dia fui passar férias no Rio de Janeiro com minha irmã e passei por Vitória. Não conhecia ainda a cidade e quando conheci me encantei pelo lugar e decidir morar aqui. Primeiro morei em Linhares, depois Cariacica, e, por fim, conheci meu esposo, que é de Viana”, disse.

A história não termina por aí. Vânia explica como surgiu a ideia de abrir o local no município. “Já morando em Viana, meu filho Jonathas sempre sentia muita saudade do acarajé que eu fazia na Bahia. Até que tivemos a ideia de trazer a nossa culinária para os moradores de Viana, abrindo assim o estabelecimento. Como é algo diferente, as pessoas se interessam e acabam provando”, conta.

Para fazer a delícia típica da Bahia, Vânia utiliza alguns segredos da culinária e os seguintes ingredientes: feijão sem casca, azeite de dendê, cebola, vatapá, caruru (quiabo), peixe desfiado, carne moída, vinagrete e camarão.

O valor do acarajé é R$ 8,00 e ela faz sem pimenta. “O meu acarajé é sem pimenta e assado na hora. Prefiro deixar a gosto do cliente a colocar ou não a pimenta”, afirma. Vânia também já trabalha com entregas e o pedido pode ser feito pelo telefone: (27) 9 9797-2262.

Além do acarajé, o cliente pode pedir pizza pré-assada e porções de batata frita com carne e frango que sai a R$ 25,00 cada. Tem ainda suco, refrigerante e energético. O ‘Acarajé da Baiana’ fica localizado na Avenida Florentino Avidos, nº 66, no centro do município, e funciona das 16h às 23 horas.

Curiosidades sobre o Acarajé

Acarajé é uma palavra composta da língua iorubá: “acará” (bola de fogo) e “jé” (comer), ou seja, “comer bola de fogo”. Sua origem é explicada por um mito sobre a relação de Xangô com suas esposas, Oxum e Iansã. O bolinho se tornou, assim, uma oferenda a esses orixás.

A comercialização do acarajé tem início ainda no período da escravidão com as chamadas escravas de ganho que trabalhavam nas ruas, para as suas senhoras (geralmente pequenas proprietárias), desempenhando diversas atividades, dentre elas, a venda de quitutes nos seus tabuleiros.

Serviço:

Acarajé da Baiana

Endereço: Avenida Florentino Avidos, nº 66, Viana Sede

Horário de funcionamento: das 16h às 23 horas

Tel: 9 9797-2262 (Trabalha também com entregas)

Secretaria de Comunicação (SECOMViana) | Jornalismo
Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Rocon / Vinícius Nascimento / Giuliana Dias Gomes / Augusto Sodré
Tels: 27 2124-6701 / 2421-6752 / 2124-6746
WhatsApp: 27 99825-8924 | Plantão: 27 99822-2540