Viana, o portal das montanhas capixabas

Um município cheio de belezas naturais, locais encantadores e sabores únicos da comida no fogão à lenha e o clima aconchegante por já estar próximo às montanhas capixabas: assim é Viana. Localizada na Região Metropolitana do Espírito Santo, é considerada o portal das montanhas e não é para menos. Quem chega ao município se depara com o urbano e o rural e encontra diversas opções de turismo e lazer que vão desde cachoeiras com águas cristalinas até cenários favoráveis ao esporte de aventura. Cenário que vale a pena ser lembrado neste dia 02 de março, Dia Nacional do Turismo.

Viana é rodeada por uma natureza exuberante, lindas paisagens e diversos monumentos já consagrados e que fazem parte do contexto histórico capixaba. Os encantos e as belezas naturais são de encher os olhos. Os circuitos turísticos vão desde o 'Religioso', com igrejas centenárias; passando pelo 'Gastronômico', nos restaurantes da região; indo de encontro ao 'Agronegócio', em sítios e pousadas nos mais de 70% da área rural do município, chegando ao circuito de 'Aventura', com trilhas e cenários favoráveis para atividades esportivas. E, para fechar, tem opções no circuito 'Cultural', por ser Viana uma cidade com história e tradições vivas.

Ponto de partida

Prontos para partir e conhecer isso tudo? É da Estação Ferroviária, na Sede do município, que a locomotiva a vapor 62, fabricada em 1917, já mostra que o local sempre foi ponto de partida para as montanhas.

Viana, que se desenvolve e cresce a cada dia, preserva sua história e suas raízes. Exemplos são as igrejas centenárias e próximo à Estação Ferroviária já tem uma, a Nossa Senhora da Conceição, na Sede do município. Quem segue rumo à BR 101, já pode visualizar as Ruínas da Igreja de Belém. E, um pouco mais adiante, em Araçatiba, um dos berços históricos do Estado, a Igreja Nossa Senhora da Ajuda.

Sabores de Viana

Além da história mantida nestes símbolos culturais e religiosos, a viajem pode seguir rumo aos sabores de Viana, que também encantam com o cheirinho de comida caseira feita no fogão à lenha.

A primeira parada pode ser no Restaurante Recanto dos Lagos, no bairro Universal, que, além da boa comida, chama atenção pelas águas das nascentes na própria propriedade, tanto em uma piscina com águas naturais quanto nos lagos de pesca esportiva.

Da água para as matas. Também com comida de dar água na boca, o Restaurante Vista da Mata, que é no bairro Ribeira, tem acesso pela BR 262. O local possui um charme a mais para os visitantes com um estilo rústico no casarão antigo onde está instalado. Os visitantes podem apreciar o som das águas que correm na mata e o canto dos pássaros da região.

Os sabores de Viana podem ser conferidos, ainda, em outras paradas nesta viagem, como no Quintas de Viana, na Sede da cidade, e o Sabor do Vale, na região rural de Piapitangui.

Os encantos da cidade, ainda na gastronomia, chegam aos apreciadores de uma boa bebida.  Viana tem a primeira cerveja artesanal feita no Espírito Santo, a Cerveja Else, produzida na região rural de Pedra da Mulata, a 6,5 km da Sede do município.

Para se aventurar

A viagem segue e quem gosta de um pouco mais de emoção pode, ainda, praticar esportes radicais. Grupos de ciclistas já tem percurso definido para a prática do cicloturismo. Em Viana, o grupo Bike & Beer, por exemplo, alia a atividade física e o prazer a fim de desbravar os cenários vianenses. Da bike para o voo livre. Com cerca de 260 metros de altura e uma vista admirável, a Rampa do Urubu tem atraído muitos visitantes.

Para descansar

Quer descansar um pouquinho? As pousadas e sítios na área rural  também integram o roteiro turístico do município. O Sítio Gava encanta com as piscinas naturais. O mesmo aconchego pode ser conferido em outras pousadas como Olhos D’ Água com acomodações, piscinas e cachoeiras. E, para fechar este passeio, nada melhor que sentar à beira de um grande lago, calmo, com brisa suave e fazer aquela pesca tranquila. Em Viana, também tem essa opção no Pesque e Pague do Nene Renoso, na localidade rural de São Paulo de Biriricas.

Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Rocon / Vinícius Nascimento / Giuliana Dias Gomes / Augusto Sodré
Tels: 27 2124-6701 / 2421-6752 / 2124-6746
WhatsApp: 27 99825-8924 | Plantão: 27 99822-2540