Prefeitura de Viana realiza adequação da feira livre de Marcílio de Noronha

Atendendo às determinações do Governo do Estado para evitar aglomeração de pessoas nas feiras livres, evitando a proliferação do coronavírus, a Prefeitura de Viana informa que a Feira Livre de Marcílio de Noronha, que atualmente funciona na Avenida Espírito Santo, mudará de local a partir da próxima quarta-feira (29). A Feira passará a funcionar na Avenida Vitória (início da Rua do Casarão), obedecendo o distanciamento de 02 (dois) metros de um comerciante para o outro.

“Buscando manter o funcionamento das feiras livres em Viana, e atendendo as recomendações do Governo do Estado, estabelecemos o distanciamento mínimo de 2 metros entre as barracas, o uso de máscara que é obrigatório para todos, tanto para os que manuseiam os alimentos quanto aqueles que circulam pelas ruas da cidade", disse o secretário de Finanças, Fabricio Lacerda.

Ele ainda destacou a importância das medidas para o combate ao Covid-19. "Nesse momento precisamos da conscientização e contribuição de cada um, para que as pessoas do grupo de risco possam permanecer em casa no isolamento social, para que não haja aglomeração de pessoas e que nos casos essenciais, seja respeitado o distanciamento social e higienização das mãos com máximo de frequência. Inclusive temos o Disk Aglomeração no telefone:  9 9860-4360, para concentrar todos os esforços de fiscalização nas medidas de segurança em combate ao Covid-19", finaliza o secretário de Finanças, Fabricio Lacerda.

De acordo com as orientações gerais do Manual das Feiras Livres publicado pelo Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), as feiras livres são um espaço de fornecimento de alimentos saudáveis e que movimenta a economia do Espírito Santo. Mas para que elas continuem a exercer esse papel importante, os municípios, os feirantes e os clientes precisam adotar alguns cuidados para evitar a contaminação e transmissão do novo coronavírus (Covid-19).

Veja algumas orientações gerais do Manual das Feiras Livres publicado pelo Governo do Estado do Espírito Santo:

- Manter uma distância mínima de 2 metros entre as barracas. Nos casos em que são utilizadas bandejas laterais, a medida deve ser feita a partir do limite das bandejas. Se for possível, isolar o espaço entre uma barraca e outra para impedir o acesso de clientes pela lateral e, assim, evitar aglomeração;

- Ampliar a área ocupada pela feira para permitir o maior distanciamento entre as barracas. Caso necessário, recomenda-se utilizar os dois lados da rua;

- Caso não seja possível ampliar a área da feira na própria rua, recomenda-se o fracionamento, com ampliação da feira para ruas adjacentes ou dividir a feira em dois dias da semana para reduzir a quantidade de feirantes e pessoas;

- Se não for possível ampliar a área da feira e nem fracionar, recomenda-se promover o revezamento de feirantes a cada semana, reduzindo, assim, o número de barracas, feirantes e pessoas;

- Avaliar a possibilidade de deslocamento da feira, com utilização de praças públicas, ginásios ou quadras esportivas, preferencialmente abertas, ou outros espaços. Se realizadas em locais cobertos, tomar as medidas necessárias para que se mantenha um bom fluxo de ar;

- Orientar que feirantes do grupo de risco não trabalhem durante a pandemia e autorizar a inclusão de representante, quando o feirante, titular do cadastro, for integrante do grupo de risco.

Confira aqui o manual com as orientações

Secretaria de Comunicação | Gerência de Jornalismo
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br