Músico argentino fala sobre expectativa para Concerto Internacional em Viana

O argentino Gabriel Mateos é um dos músicos que se apresenta no 1º Festival de Concertos de Viana. Ele, que abrirá a programação do evento, vai ministrar o workshop 'Cordas Friccionadas', na quarta-feira (07), no Teatro Municipal, em Viana Sede, e , também, vai apresentar o Concerto Internacional Duo Uno, com a brasileira Cláudia Marques, no sábado (10). As inscrições para o workshop já estão abertas, são gratuitas e seguem até o dia 6. Para se inscrever CLIQUE AQUI

Em uma conversa com a equipe de Comunicação da Prefeitura de Viana, Gabriel Mateos falou um pouco sobre as expectativas para o evento e o que a música pode proporcionar tanto para quem já é profissional da área quanto para os amantes da arte. “Com o Workshop espero transmitir aos alunos, assim como docentes ou profissionais de áreas relacionadas com a educação, metodologias para se preparar física e mentalmente para exames, provas, audições e concursos”, explicou. Durante a aula, Gabriel explicará sobre viola e violino no século XX e XXI, além da prática do instrumento e rendimento no palco ou concursos, fazendo com que o músico se sinta em casa.

Para ele, ensinar sobre música é ensinar sobre expressão e linguagem, pois a música é o impulso da vida. “A música é uma forma de linguagem na qual a função expressiva é uma das manifestações fundamentais. Mobiliza pessoas de qualquer idade e condição social”. E completa, “a música favorece o impulso da vida interligada aos principais sentidos da vida: sensibilidade, amor e imaginação criadora”.

O Concerto Internacional Duo Uno, que é uma das atrações do 1º Festival de Concertos de Viana, será no sábado (10), às 20 horas, com a pianista Cláudia Marques. Uma performance que vai encantar a todos, é o que adianta Gabriel. “Eu e a Cláudia somos amigos de longa data e, felizmente, compartilhamos a mesma paixão pela música. Na apresentação a gente consegue colocar em prática propostas musicais que surgem na hora. É muito mágico!”.

O 1º Festival de Concertos de Viana será realizado até o dia 25 de junho. E a programação completa será divulgada em breve.

Mais informações sobre o artista:

Gabriel Mateos é Doutor pela Carnegie Mellon University - Pittsburgh,USA. Ganhou o 1° Prêmio no X Concurso do Mozarteum, Salzburg, o 1° Prêmio no concurso de Música de Câmara, e o 1° Prêmio no Concurso Música de Câmara, patrocinado pela Shell. Desde 2002 integra a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, onde atua sob a regência do maestro Claudio Cruz, sendo também professor de viola da Academia Musical do mesmo organismo. É também Professor do Curso Superior de Violino e Viola do Conservatório Musical "Arte & Som" de Ribeirão Preto, vinculado à UNAERP.

Atendimento à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br

Atendimento à imprensa
Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo (SECOMViana) | Jornalismo
Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Rocon / Vinícius Nascimento / Giuliana Dias Gomes / Augusto Sodré
Tels:  (27) 2124-6752
E-mails: secom@viana.es.gov.br / comunicacao@viana.es.gov.br

Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana

Texto: Giuliana Dias Gomes
Foto(s): Divulgação

Publicado em quinta-feira, 01 de junho de 2017

Atualizado em quinta-feira, 01 de junho de 2017

NEWSLETTER Fique por dentro do que acontece por aqui e receba tudo em primeira mão

Horário de funcionamento Segunda a sexta-feira, das 09h00 às 18h00

Telefone (27) 2124-6760

E-mail ouvidoria@viana.es.gov.br

Endereço Avenida Florentino Avidos, nº 01
Viana Sede - Viana/ES - CEP: 29130-915