Mutirão de vacinação contra a gripe neste sábado (15)

Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (até 5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias, professores,  idosos com 60 anos ou mais e profissionais da saúde, foram imunizados no mutirão de vacinação contra a gripe, que  realizado no último sábado (15).

A ação foi uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, e teve início a partir das 8 horas, nas escolas EMEF Marcilio de Noronha, em Marcílio de Noronha e no Ginásio Poliesportivo José Ribeiro Corrêa, em Vila Bethania.

Para receber a vacinar, as pessoas do público-alvo compareceram às escolas onde foram realizadas as vacinações, portando um documento pessoal com foto (Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho ou Carteira de Habilitação), cartão de vacina. Para as crianças, é necessário apresentar o cartão de vacina e também, a certidão de nascimento ou CPF. Já para os professores, foi necessário apresentar uma declaração emitida pelo diretor da escola onde atuam.

De acordo com a subsecretária de Atenção Básica de Saúde, Maria Angélica Callegario, a imunização é importante para prevenir o surgimento de complicações decorrentes da gripe. "A gripe Influenza pode ser grave, levando a internações e até à morte. Por isso, a vacina é de extrema importância e todos os grupos incluídos pelo Ministério da Saúde devem recebê-la", enfatizou.

Uma das imunizados contra a gripe, foi a aposentada Delcinha Maria Cardoso, 61, que aguardava ansiosa pela vacinação. “A gripe também não é brincadeira. Faço questão de me imunizar todas às vezes, estava muito ansiosa por hoje”, disse a aposentada.

Para quem tomou a vacina contra a Covid-19, seja a 1ª ou a 2ª dose, só poderá ser imunizado contra a Influenza com um intervalo mínimo de 15 dias entre as vacinas.

Além do mutirão de sábado, o município realiza a vacinação contra gripe de segunda a sexta, em quatro polos: nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Marcílio de Noronha; Viana Sede, Jucu e Vila Bethânia. Para se vacinar, os vianenses podem procurar a UBS mais próxima de sua residência e agendar a vacinação para um dos quatro polos citados. Outra forma de receber o imunizante contra influenza é aguardar a visita de um agente municipal de saúde, que realizará o agendamento.

Serviço: Mutirão de Vacina Contra a Gripe
Data: sábado dia 15 de maio de 2021
Hora: a partir das 8 horas
Locais: EMEF Marcilio de Noronha, em Marcílio de Noronha e Ginásio Poliesportivo José Ribeiro Corrêa, em Vila Bethania.
Público-alvo: crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (até 5 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; puérperas (até 45º dia após o parto); professores; idosos com 60 anos ou mais e profissionais da saúde.

Tainá Campos – Gerente de Jornalismo
Mayara Salles – Assessora de Imprensa