Parque Rota das Garças recebe cuidados e reparos de limpeza

O Parque Natural Municipal Rota das Garças (PNMRG), que complementou em 19 anos no dia 21 de fevereiro, é a primeira Unidade de Conservação de Viana. Está contemplado na categoria de manejo do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), caracterizando-se como uma “Unidade de Proteção Integral”. O Parque possui grande interface com a área urbana, pois está localizado na Sede do município, às margens da Rodovia BR-262. 

Além disso, o Parque Rota das Garças é um espaço de diálogo e ação em Educação Ambiental, onde são realizadas ações em prol da sustentabilidade, entre elas palestras, gincanas com estudantes, cursos para educadores, produtores rurais, servidores públicos. Em razão da pandemia da Covid-19, todas as atividades presenciais foram suspensas desde março de 2020. 

A tempestade que atingiu Viana no último dia 31 de março ocasionou a derrubada de inúmeras árvores na área do Parque, inclusive, com danos severos à edificação do Centro de Educação Ambiental (CEA). 

Atualmente, o Parque está em processo de regularização fundiária, o que assegurará sua importância e segurança jurídica para a preservação dos cerca de 420 mil m⊃2; desse espaço, além de definitivamente ser categorizado como Unidade de Conservação pelo Ministério do Meio Ambiente. 

Segundo o secretário de Meio Ambiente de Viana (SEMMA), Luiz Guilherme da Costa Cruz, a recuperação do parque após o temporal contou com a parceria das Secretarias Municipais de Infraestrutura e Edificações (SEINFE) e de Ordem Pública e Serviços Urbanos (SEMOPS). "Foi feita a limpeza da área externa do CEA, com retirada de troncos e galhos, e o conserto do telhado da Sala Verde, além de acertos nas redes elétrica e de internet", explicou. 

Tal ação visa reestruturar o parque, bem como, manter e conservar a fauna e flora, destacou Luiz Guilherme.

Parque Municipal Rota das Garças

O Parque Municipal Rota das Garças, criado em 21 de fevereiro de 2002 é um lugar rico em biodiversidade e que está contemplado na categoria de manejo do Sistema Nacional de Unidades de Conservação – (SNUC), caracterizando-se como uma “unidade de proteção integral”, conforme previsto na lei federal n°. 9.985, de 18 de julho de 2000, constituindo a primeira unidade de conservação da cidade. 

Com um bioma de mata atlântica, o parque tem um papel importantíssimo na educação ambiental na preservação da fauna e da flora. A fauna contempla 15 espécies de anfíbios, 14 espécies de répteis, 58 espécies de aves e 13 espécies de mamíferos. Já a sua flora, produz em abundância flores e frutos, frequentemente de colorações variadas para atrair as aves.

Além disso, a unidade de preservação conta com nascentes e trilhas. Atividades como palestras, oficinas de compostagem e destinação adequada de resíduos sólidos, são algumas das ações que o Parque Municipal das Garças oferece.

 

Atendimento à imprensa
Tainá Campos – Gerente de Jornalismo
Mayara Salles – Assessora de Imprensa 
Carla Nicchio – Estagiária de Jornalismo
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br

Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br

Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura

Texto:
Foto(s):

Publicado em sexta-feira, 14 de maio de 2021

NEWSLETTER Fique por dentro do que acontece por aqui e receba tudo em primeira mão

Horário de funcionamento Segunda a sexta-feira, das 09h00 às 18h00

Telefone (27) 2124-6760

E-mail ouvidoria@viana.es.gov.br

Endereço Avenida Florentino Avidos, nº 01
Viana Sede - Viana/ES - CEP: 29130-915