Covid-19: Município inicia a vacinação de gestantes e puérperas nesta terça-feira (18)

A vacinação das gestantes e puérperas (mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias), de 18 anos ou mais de Viana, será iniciada nesta terça (18). Para o início da imunização deste público-alvo no município, a Secretaria Municipal de Saúde informou que 506 doses da vacina Pfizer foram disponibilizadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Em Viana, a vacinação acontecerá de forma escalonada, nos territórios de residência das gestantes, conforme cronograma estabelecido pela Vigilância em Saúde e Atenção Básica municipal. Neste primeiro momento, serão vacinadas 47 gestantes do bairro Areinha, pela manhã, das 08 às 11 horas, e 33 do bairro Canaã, no período da tarde, das 13 às 15 horas. A imunização acontecerá na Unidade Básica de Saúde dos bairros citados.

O município possui um total de 506 gestantes. As grávidas em qualquer período gestacional deverão apresentar comprovante de acompanhamento e/ou pré-natal ou laudo médico. Já as puérperas (cerca de 136) podem utilizar a declaração de nascimento da criança.

As grávidas que foram imunizadas com a vacina da gripe devem aguardar um intervalo mínimo de 14 dias entre as vacinas.

Estudos científicos apontam que a vacina da Pfizer/ BioNTech (Comirnaty) é segura em gestantes e puérperas. Por isso, será utilizada para este público, conforme orientação do Ministério da Saúde e do Programa Estadual de Imunizações.

Em caso de dúvidas, as gestantes e puérperas podem entrar em contato no Disque-Vacina Covid-19 Viana. O serviço de orientação está disponível de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, por meio do telefone: (27) 9 9953-9497.

Confira o cronograma dos próximos dias de vacinação para gestantes e puérperas:

Terça-Feira
Manhã: 08 às 11h - Bairro Areinha
Tarde: 13 às 15h - Canaã

Quarta-Feira
Manhã: 08h às 11h - Bairros: Vila Bethânia, Morada de Bethânia; Nova Bethânia I; Nova Bethânia II e Bom Pastor
Tarde: 13 às 15h - Bairros: Soteco; Campo Verde e Viana Sede

Quinta-Feira
Manhã: 08h às 11h - Bairros: Universal; Marcílio I; Industrial e Araçatiba
Tarde: 13 às 15h - Bairros: Ipanema; Pirmavera; Marcílio II e Jucu.

Tainá Campos – Gerente de Jornalismo
Mayara Salles – Assessora de Imprensa