Prefeitura de Viana realiza mapeamento cultural e turístico da cidade

A Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Turismo (SEMECT) está realizando o projeto "Reconhecimento de Territorialidades Culturais e Turísticas de Viana". O projeto, que tem como foco mapear potencialidades turísticas e culturais do município, já passou pelas regiões de Araçatiba e Piapitangui. A equipe da SEMECT estará em Formate nesta sexta (21) e ainda deve passar por outras localidades pelos próximos meses.

Durante as visitações da última semana iniciada no sítio Terra Mãe, estiveram presentes a subsecretária de Esportes, Cultura e Turismo, Renata Weixter, a gerente de Turismo, Camila Antunes, o técnico da Gerência de Educação Ambiental, Julio Palassi e o motorista Ademir Dantas, que também atuou como guia turístico na ocasião. “Fomos recepcionados no local por Piatã Lube, proprietário do sítio, conhecemos as histórias da região e aprendemos um pouco mais a respeito da prática da permacultura e também sobre a produção de mel, pois lá existe um apiário”, contou a subsecretária.

Outros pontos visitados foram o Sítio Gava, Delícias da Nini e também a nova sede da Banda de Congo de Piapitangui. Renata frisou o importante de resgate cultural, lembrando que a banda estava há mais de 15 anos sem atividade e foi resgatada pela Lei Aldir Blanc de Viana com a reforma de todos os instrumentos e uniformes.

Um antigo quitungo de farinha também fez parte do roteiro de visitações da Secretaria de Cultura, o local será revitalizado e poderá ser um atrativo turístico de Viana. A Cervejaria Piaber que produz mais de dez tipos de cervejas sem aditivos químicos.  O projeto é uma oportunidade de estreitamento de laços entre o poder público com a sociedade civil.

Tainá Campos – Gerente de Jornalismo
Mayara Salles – Assessora de Imprensa