Viana adere ao Programa Time Brasil

O município de Viana dá mais um passo para combater a corrupção e seguir uma gestão transparente. A Prefeitura aderiu ao programa de Transparência e Integridade em Municípios e Estados, criado em 2019 pela Controladoria-Geral da União (CGU).

Conhecido como “Time Brasil”, além de fortalecer o combate à corrupção, a iniciativa também visa o aprimoramento da gestão pública.

A adesão do município ao programa ocorre de maneira voluntária, mas deve corresponder  aos critérios estabelecidos pela CGU, que solicitará um Plano de Ação municipal que atenda aos objetivos do projeto. O prazo para realização do projeto pode ser em até  24 meses.

Um dos eixos a serem desenvolvidos e executados pelo município é o de prevenção à corrupção e ao suborno. “Ficamos felizes por sermos aceites no programa. Nosso objetivo é propor uma autorreflexão e uma educação voltada para a ética. Com a implantação do programa Time Brasil, traremos a sociedade civil para perto do Controle Interno e buscaremos ajudar na construção de um governo ético e transparente, além de termos mais ferramentas de controle social e de prevenção à corrupção”, disse o secretário de Controle e Transparência do município, Érico Lopes.

Além disso, o secretário acrescentou que as ações do município também devem estar focadas no desenvolvimento de instituições eficazes que atuem de maneira transparente. “Os servidores passarão por treinamentos, seminários, cursos, entre outras atividades, que devem prepará-los para que contribuam com o trabalho da prefeitura em estarmos presentes no ranking de transparência”, disse o controlador, que ainda lembrou que outro ponto a ser abordado é a garantia de participação social nas ações referentes ao município.

Ao fim do Plano, a cidade deve apresentar os resultados alcançados e poderemos também solicitar a participação em novos pactos, visando o avanço do município em outras temáticas importantes para melhoria da gestão municipal.

Tainá Campos – Gerente de Jornalismo
Mayara Salles – Assessora de Imprensa