Plantio de mudas no Parque Rota das Garças marca o início da Semana do Meio Ambiente

Durante a ocasião, também foram entregues de forma simbólica os prêmios dos alunos ganhadores do VI Concurso de Frases em comemoração ao Dia Mundial da Água, realizado em março, com o tema “Cuidar da água para cuidar de si”.

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no próximo sábado (05), o prefeito de Viana, Wanderson Bueno; o vice-prefeito Fabio Dias; o secretário de Meio Ambiente, Luiz Guilherme da Costa Cruz; além de representantes da Câmara de Vereadores de Viana e da Educação Municipal, plantaram mudas de ipês na área verde do Centro de Educação Ambiental, do Parque Municipal Rota das Garças, em Viana Sede.

Durante a solenidade, que aconteceu na tarde desta quarta-feira (02), o prefeito Wanderson Bueno destacou que a educação ambiental é de extrema importância para o desenvolvimento econômico e sustentável da cidade. “Nós tivemos a honra de encerrar um Termo de Ajuste de Conduta, assinado em outubro de 2017, em parceria com o Ministério Público do Estado do Espírito Santo para fortalecer e estabelecer ações destinadas à implementação da Lei da Política Nacional de Educação Ambiental, com foco na educação formal e informal para a construção de valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente”, disse.

Já o secretário Luiz Guilherme, relembrou a recente situação de chuva de granizo e fortes ventos que atingiram a cidade e o Parque das Garças, que ocasionou a queda de inúmeras árvores na área do Parque e hoje ele está reestruturado, o que é um motivo de celebração. “Nós não poderíamos deixar de comemorar a reabertura do parque, em consonância com o Dia Mundial do Meio Ambiente. O plantio das mudas marca o início da Semana do Meio Ambiente e outras atividades que serão feitas”, explicou o secretário.

Além disso, o secretário ainda destacou as importantes políticas públicas de sustentabilidade que estão sendo desenvolvidas no município. “Estamos contratando um sistema eletrônico e desenvolvendo projetos de bem estar animal, que é  uma novidade para a cidade. Outro projeto que temos também é o Reflorestar, considerado um campeão em Viana  e estamos unificando as áreas do Parque das Garças, para cumprir as determinações do Ministério do Meio Ambiente”, ressaltou.

O concurso foi realizado para alunos do 1º ao 5º ano e os vencedores serão premiados com jogos ecológicos para o primeiro lugar, livros e materiais didáticos para o segundo e terceiro lugar.

Devido às medidas restritivas para o enfrentamento da Covid-19,  os estudantes premiados foram representados pelos diretores das suas respectivas escolas.

Confira as frases vencedoras:

1º lugar - Aluna Lucinda de Fátima Garcia - 5º ano EJA
EMEF Constantino José Vieira - bairro Marcílio de Noronha
Professora: Adriana Nunes Carvalho
Frase: “Quando cuido da água cuido de mim e de todas as espécies ao meu redor”.

2º lugar - Aluno Welqueson. Guilherme Rufino Naitzel - 4º ano
EMEF Dr. Arcílio Tononi - bairro Primavera
Professora: Mayana Pereira Rocha
Frase: ”O mundo com a COVID 19 tornou-se perigoso e para ganharmos essa batalha temos uma aliada: a água. Vamos cuidar dela para que ela ajude a cuidar da gente.”

3º lugar - Mateus Pereira Izoton - 4º ano
EMEF Dr. Denizart Santos - bairro Industrial
Professora: Cristina Alves Daniel Leite
Frase: “Cuidar bem da água hoje é também cuidar para que as futuras gerações sobrevivam”.

5° Concurso de Desenho

O V Concurso de Desenho tem como tema: “Cuidar do Meio Ambiente para cuidar de si". O objetivo é promover a educação ambiental e estimular a conscientização, especialmente das crianças, sobre a importância de preservar o meio ambiente. As inscrições para o concurso começam nesta quarta-feira (02) e seguem até o dia 15 de junho. Podem participar os estudantes das séries finais da Educação Infantil (Pré I e Pré II) e das turmas iniciais do Ensino Fundamental (1°, 2º e 3º ano).

A iniciativa, que é voltada para os alunos da rede municipal da Prefeitura de Viana, é realizada pela Secretaria de Meio Ambiente em parceria com a  Educação Municipal e faz parte da comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho.

A comissão organizadora fará a avaliação e seleção dos trabalhos, que receberão prêmios de primeiro, segundo e terceiro lugar. Serão considerados os aspectos de criatividade, originalidade, coerência temática, organização e aspecto geral do desenho. Os desenhos devem ser produzidos com a orientação do professor, que será o responsável pela inscrição das crianças. O resultado será divulgado no dia 18/06/2021, no site da Prefeitura. Mais informações, leia aqui a matéria completa.

Parque Municipal Rota das Garças

O Parque Municipal Rota das Garças, criado em 21 de fevereiro de 2002 é um lugar rico em biodiversidade e que está contemplado na categoria de manejo do Sistema Nacional de Unidades de Conservação – (SNUC), caracterizando-se como uma “unidade de proteção integral”, conforme previsto na lei federal n°. 9.985, de 18 de julho de 2000, constituindo a primeira unidade de conservação da cidade.

Com um bioma de mata atlântica, o parque tem um papel importantíssimo na educação ambiental na preservação da fauna e da flora. A fauna contempla 15 espécies de anfíbios, 14 espécies de répteis, 58 espécies de aves e 13 espécies de mamíferos. Já a sua flora, produz em abundância flores e frutos, frequentemente de colorações variadas para atrair as aves.

Além disso, a unidade de preservação conta com nascentes e trilhas. Atividades como palestras, oficinas de compostagem e destinação adequada de resíduos sólidos, são algumas das ações que o Parque Municipal das Garças oferece.

Tainá Campos – Gerente de Jornalismo
Mayara Salles – Assessora de Imprensa