Servidores da prefeitura participam de qualificação no Disque-Denúncia

A instrução aconteceu na sede da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp).

A Guarda Civil Municipal de Viana e o Conselho Tutelar do município participaram da Instrução de Qualificação para Acesso ao Disque-Denúncia (181). A instrução aconteceu nesta terça-feira (08), na sede da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp).

Além da importância do recurso para o recebimento das denúncias, também foi abordado sobre a grande contribuição da ferramenta de informações para o trabalho das forças de segurança policiais e municipais no controle da criminalidade.

"É necessário dar retorno à sociedade sobre os resultados alcançados através das ferramentas, pois estas criam bancos de dados para as Instituições parceiras. Além disso, este importante mecanismo fortalece a confiança nas instituições, fomentando a participação cidadã responsável e segura na promoção da segurança pública e defesa social do Estado do Espírito Santo”, disse o delegado Paulo Expedicto Amaral, gerente do Disque-Denúncia 181 no Espírito Santo.

Para o secretário de Defesa Social de Viana, a instrução foi muito importante para a equipe da Guarda Municipal. “O disque-denúncia é uma ferramenta muito positiva que vai ajudar bastante no direcionamento do patrulhamento ostensivo e preventivo no município de Viana”, disse.

A ação faz parte de uma iniciativa proposta pela Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social de Viana (SEMTRADES) em parceria com a Secretaria Municipal de Defesa Social (SEMDES). Além de agentes da Guarda Civil Municipal e de representantes do Conselho Tutelar de Viana, a servidora e psicóloga do Centro de Referência Especializada de Assistência Social de Viana (CREAS), Elizabeth Davel de Oliveira Keler, também participou do encontro.

Disque-Denúncia

Em 19 de outubro de 2001, a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (SESP), em parceria com o Movimento Rio de Combate ao Crime (MOV RIO), trouxe para o Estado a experiência do Disque-Denúncia do Rio de Janeiro. Em março de 2003, a ONG Espírito Santo Unido Contra o Crime (ESUCC) e a Secretaria celebraram  convênio, estabelecendo uma parceria para o custeio das operações do 181, incluindo pessoal, manutenção das instalações, equipamentos e materiais de consumo.

Sempre com a garantia de manter o anonimato da pessoa que denuncia, no ano de 2005 a Central Disque-Denúncia colocou à disposição do cidadão o serviço de atendimento telefônico através do número 181, que é uma ligação gratuita de qualquer município do Estado.  A parceria com a ONG se estabeleceu por uma década, quando em 2011 a SESP assumiu todos os custos do projeto.

Atualmente, o call center do Disque-denúncia (181), localizado na Capital, opera 24 horas, todos os dias, com profissionais devidamente treinados e capacitados, para atender os cidadãos colaboradores que utilizam o serviço em todo Estado do Espírito Santo.

Tainá Campos – Gerente de Jornalismo
Mayara Salles – Assessora de Imprensa