Alistamento Militar até 30 de junho: cadastro pode ser feito on-line ou no É Prá Já

O alistamento é obrigatório para os jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2021.

A Junta Militar de Viana alerta para o prazo do alistamento militar, que segue até o dia 30 de junho. O alistamento é obrigatório para todo cidadão do sexo masculino, no ano em que completa 18 anos. 

As inscrições podem ser feitas na Junta de Serviço Militar, órgão vinculado administrativamente à Prefeitura de Viana, no Centro Multiuso “É Pra Já”, na Rua Espírito Santo, s/n, Marcílio de Noronha. O atendimento presencial é realizado conforme ordem de chegada, das 08 às 17 horas. O uso de máscara é obrigatório.  

Além disso, o Serviço Militar também disponibiliza a inscrição on-line no site (www.alistamento.eb.mil.br), sendo necessário ter em mãos: CPF, carteira de identidade, comprovante de endereço com CEP, endereço de e-mail e telefone.  

Após preencher o formulário, o candidato pode acompanhar os próximos passos no mesmo site, cujo acesso é feito com o número do CPF e a senha criada no momento do cadastro.

Alistamento Militar

A seleção para ingresso nas Forças Armadas é feito em etapas, no período de 1º de julho a 28 de outubro. Após alistamento, os candidatos passam por testes de conhecimentos gerais, exames médicos e psicotécnicos. Em seguida, podem ser incorporados ou dispensados do serviço militar. 

Se for isento, o jovem recebe o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI). Ele participa de uma cerimônia onde se compromete a se apresentar futuramente, caso seja necessário. 

O cidadão quando não se alista no prazo estabelecido deve pagar uma multa para regularizar sua situação militar. Caso não o faça, estará impedido de acessar determinados serviços públicos: prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino; obter passaporte ou renová-lo; prestar concurso ou assumir cargo público; dentro outros.  

O alistamento é obrigatório para que assim, o jovem fique em dia com o serviço militar. É por meio do serviço militar que todo cidadão brasileiro aprende a defender a Pátria, trabalhando, durante quase um ano, dentro de uma Organização Militar da Marinha, do Exército ou da Aeronáutica.

Mais informações: 
Centro Multiuso É Pra Já (27) 99832-6953 / (27) 3255-1002
https://alistamento.eb.mil.br/
https://www.instagram.com/alistamento_oficial/

 

Atendimento à imprensa
Tainá Campos – Gerente de Jornalismo
Mayara Salles – Assessora de Imprensa 
Carla Nicchio – Estagiária de Jornalismo
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br

Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br

Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura

Texto: Mayara Salles

Publicado em terça-feira, 15 de junho de 2021

Atualizado em terça-feira, 15 de junho de 2021

NEWSLETTER Fique por dentro do que acontece por aqui e receba tudo em primeira mão

Horário de funcionamento Segunda a sexta-feira, das 09h00 às 18h00

Telefone (27) 2124-6760

E-mail ouvidoria@viana.es.gov.br

Endereço Avenida Florentino Avidos, nº 01
Viana Sede - Viana/ES - CEP: 29130-915