Agricultura: mais seis mil novas mudas para o viveiro municipal

Segundo a SEMAG, a muda do Palmito Juçara, é a maior quantidade até então conseguida através das doações, tem um significado importante para a cidade de Viana, pois, trata-se de uma planta nativa de nossa cidade que poderá assumir um viés de reflorestamento de áreas degradadas, como também ser plantada para fomentos comerciais.

Em parceria pública-privada, a Secretaria Municipal de Agricultura de Viana (SEMAG), vem adquirindo mudas de plantas a custo zero para o viveiro municipal. Uma destas parcerias, é com o Sítio Toscana da Serra, de Domingos Martins, que doaram cerca de 6 mil novas mudas ao viveiro de Viana.

Segundo a SEMAG, a muda do Palmito Juçara, é a maior quantidade até então conseguida através das doações, tem um significado importante para a cidade de Viana, pois, trata-se de uma planta nativa de nossa cidade que poderá assumir um viés de reflorestamento de áreas degradadas, como também ser plantada para fomentos comerciais.

Já as Hortênsias, servirão para cuidados de áreas públicas da cidade, tais como parques e jardins. O Ora Pro Nobis, fará parte de um trabalho educativo da secretaria junto ao público infanto-juvenil da cidade em campanhas, visto o sentido histórico que essa planta possui nos períodos do Brasil Colônia e Império, para muitos era na época a única proteína disponível.

As mudas de Lúpulo serão destinadas ao programa de campos de Lúpulo em Viana, colocando a cidade no rumo da produção de insumos da cerveja e em suporte ao projeto da Rota Cervejeira de Viana. A Quaresmeira será destinada ao reflorestamento de áreas degradadas.

Para o secretário de Agricultura, Cezar Lázaro, as parcerias desenvolvidas pela secretaria de Agricultura junto a parceiros privados diminuem custos de operações, além de motivar a responsabilidade social destes parceiros. “Temos um projeto na secretaria que é recuperar áreas de mananciais e nascentes, cursos de rios e incentivar o produtor rural a cuidar bem, preservar e reflorestar áreas, essas doações vão contribuir para que essas ações sejam executadas”, disse o secretário. 

Ainda segundo Cezar Lázaro, mais 40 mil mudas de Pau Brasil serão doadas à cidade, assim como mudas de Palmito Pupunha e Café, mudas para reflorestamento e uso comercial, através de Parceria Pública Privada com o Instituto Verde Brasil.

Até o final do ano de 2021 serão cerca de 60 mil novas mudas na cidade. Mudas para reflorestamento e mudas para o fomento do desenvolvimento no Campo.

Confira as mudas que foram doadas:

Palmito Juçara: 3 mil
Hortênsias: 2 mil

Bambu: 500

Ora Pro Nóbis: 500

Lúpulo: 275

Quaresmeira: 200

Sapatilha de Judia: 20

 

Atendimento à imprensa
Tainá Campos – Gerente de Jornalismo
Mayara Salles – Assessora de Imprensa 
Carla Nicchio – Estagiária de Jornalismo
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br

Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br

Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura

Texto: Tainá Campos.

Publicado em sexta-feira, 18 de junho de 2021

Atualizado em sexta-feira, 18 de junho de 2021

LEIA MAIS...

Viveiro municipal de Viana conta com produção anual de 20 mil mudas
NEWSLETTER Fique por dentro do que acontece por aqui e receba tudo em primeira mão

Horário de funcionamento Segunda a sexta-feira, das 09h00 às 18h00

Telefone (27) 2124-6760

E-mail ouvidoria@viana.es.gov.br

Endereço Avenida Florentino Avidos, nº 01
Viana Sede - Viana/ES - CEP: 29130-915