GCM de Viana fará parte da pesquisa inédita sobre saúde mental

Em Viana, o ponto focal escolhido pela secretaria de Defesa Social, foi a Guarda Civil Municipal, que será representada pela agente Marilya Gabriela Rosa Conceição, pela sua formação na área de saúde.

Uma pesquisa inédita desenvolvida pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) e a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) vai realizar um importante diagnóstico de saúde mental das forças de segurança. O estudo pretende mapear, de forma qualitativa e quantitativa, em que situação se encontra a saúde emocional dos profissionais que atuam diretamente na Segurança Pública do Espírito Santo e a partir deste diagnóstico, direcionar ações de atenção à qualidade de vida desses trabalhadores.

Na Sesp, o trabalho é realizado pela Comissão Permanente de Atenção à Saúde dos Profissionais de Segurança Pública, Defesa Social e Justiça no Espírito Santo (Copas) e, na Ufes, a unidade responsável é o Núcleo de Pesquisa, Inovação e Planejamento Socioeconômico (Nupla), vinculado ao Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN).

Em Viana, o ponto focal escolhido pela Secretaria de Defesa Social foi a Guarda Civil Municipal (GCM), que será representada pela agente Marilya Gabriela Rosa Conceição, pela sua formação na área de saúde.

“A Guarda Municipal de Viana lida diariamente com vários problemas sociais, por isso estão sujeitos ao adoecimento mental. A participação na pesquisa tem o objetivo principal de trabalhar a prevenção e qualidade de vida evitando este adoecimento”, disse o secretário da pasta Enoni Erlacher.

Trabalho

O trabalho é inédito porque, pela primeira vez, reúne dados sobre profissionais de diversas forças de segurança. Participarão da pesquisa cerca de 18 mil profissionais da Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar (PMES), Polícia Civil (PCES), Corpo de Bombeiros Militar (CBMES), Secretaria de Justiça (Sejus), Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) e Guardas Municipais de Vitória, Vila Velha, Serra, Viana e Cariacica (ainda em formação).

A pesquisa será realizada em três etapas. A primeira delas vai abranger a Região Metropolitana de Vitória e norte do Espírito Santo, onde o projeto já foi apresentado nas reuniões preparatórias.

Na última segunda-feira (21), a coleta teve início em uma reunião, marcada na Sesp, onde o representante de cada unidade policial recebeu um modelo de formulário para repassar às suas equipes. Os dados apurados através dos formulários serão tratados e analisados. A previsão é de que os primeiros resultados estejam disponíveis em dezembro deste ano.

Tainá Campos – Gerente de Jornalismo
Mayara Salles – Assessora de Imprensa