Projeto da Prefeitura de Viana recebe homenagem da Assembleia Legislativa

A SEMAG recebeu a medalha “Paulo Vinha” pela classificação e apresentação do Projeto Usina de Compostagem no Fórum Estadual Municípios Lixo Zero.

Nesta quinta-feira (24), a Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAG) recebeu a medalha “Paulo Vinha” pela classificação e apresentação do Projeto Usina de Compostagem de Viana, no 1º Fórum Estadual Municípios Lixo Zero - Espírito Santo.

O secretário da SEMAG, Antônio Cesar Lazaro e a coordenadora de área e engenheira agrônoma, Robertha Di Carvalho Bragato foram recebidos no gabinete do Deputado Estadual, Fabrício Gandini, na Assembleia Legislativa do Estado de Espírito Santo (Ales).

“Ficamos muito felizes por essa homenagem. Esse reconhecimento é fundamental para valorizar e divulgar algumas das boas práticas realizadas no município de Viana em prol da redução de resíduos sólidos. Essa homenagem proporciona uma visibilidade à Usina de Compostagem, projeto que busca uma alternativa para reaproveitar os materiais orgânicos oriundos das indústrias, com a finalidade de uso agrícola, beneficiando o agricultor”, destacou o secretário Antônio Cesar Lazaro.

Reconhecimento

O “I Fórum Estadual Municípios Lixo Zero - Espírito Santo” selecionou projetos que estão em conformidade com o conceito lixo zero e que fazem diferença na gestão.

Viana foi uma das oito cidades capixabas escolhidas para participar do evento, realizado em maio, cujo objetivo foi discutir e mapear as boas práticas do estado para demostrar aos cidadãos que já existem exemplos e maneiras de buscar a mudança e, dessa maneira, inspirar a sociedade civil, gestores públicos, empresários e empreendedores, alunos e professores, de cidades do estado inteiro.

Medalha "Paulo Vinha"

Paulo César Vinha foi um biólogo, morto em 1993 por atuar contra a extração ilegal de areia em uma área de restinga de Guarapari. Inclusive, por meio da Lei nº 4.903 de 1994, o nome do Parque de Setiba, administrado pelo Iema, passou a ser denominado Parque Estadual Paulo César Vinha.

A medalha “Paulo Vinha” é uma homenagem às pessoas que se destacam na valorização do meio ambiente, dos recursos naturais e na luta pela preservação da biodiversidade.

Projeto da Usina de Compostagem de Viana

A Usina de Compostagem está em ação no município desde dezembro de 2018. Esse projeto busca uma alternativa para reaproveitar os materiais oriundos das indústrias com a finalidade de uso agrícola que beneficia o agricultor.

Robertha Bragato, engenheira agrônoma da SEMAG, disse que a Usina de Compostagem processa os resíduos da produção de café solúvel, oriundos da Real Café, podas de árvores, aparas de jardins e parques de Viana, além de pó-de-serra. “A redução das perdas de nutrientes na agropecuária pode ser feita pela conservação e reciclagem da matéria orgânica, através da compostagem. A partir dessa iniciativa, são produzidos um pré-composto orgânico que é fornecido aos agricultores da cidade, com as devidas orientações de recomendação e uso”, afirmou.

Segundo Roberta, o projeto é resultado da parceria entre Prefeitura de Viana, que realiza a gestão e logística, Incaper, que faz pesquisa e análise do produto e a Real Café, que disponibiliza alguns materiais orgânicos. “A Usina tem a produção em torno de 70 toneladas de produto por mês, e já atendeu mais de 150 produtores. Desde a sua implementação, já foram mais duas mil toneladas de pré-composto gerados”, contou.

“Os resíduos orgânicos são, ao mesmo tempo, materiais para a adubação ou potencialmente poluidores quando acumulados e tratados como lixo. Por isso, é de grande importância que práticas sustentáveis para o tratamento de resíduos orgânicos, sejam divulgadas. Que esse projeto possa vir a servir de inspiração a outras práticas sustentáveis”, finalizou Roberta.

Tainá Campos – Gerente de Jornalismo
Mayara Salles – Assessora de Imprensa
Carla Nicchio – Estagiária de Jornalismo

Texto: Mayara Salles e Tainá Campos.

Publicado em quinta-feira, 24 de junho de 2021

Atualizado em sexta-feira, 25 de junho de 2021