Viana Solidária: 10.216 pessoas são vacinadas em Viana contra a gripe neste sábado

Vacinação contra a gripe, no drive thru montado no estacionamento da empresa Belmol em Canaã. Foto: Altair Helmer/Secom Viana

Um grande mutirão de vacinação contra a gripe foi realizado neste sábado (10) em Viana, aberto à participação de pessoas de todo o Estado. Ao todo, 10.216 pessoas foram vacinadas contra a gripe nos seis pontos de vacinação estruturados no município.

Além de pontos de vacinação pela cidade, um DriveThru, no estacionamento da empresa Belmok, no bairro Canaã, também estava à disposição da população que desejava ser imunizada contra a Influenza.

Foram eles, além do estacionamento, a EMEF Constantino; a UBS de Vila Bethânia; UBS Viana -Sede; a UBS Jucu e a UBS de Morada de Bethania.

O prefeito de Viana, Wanderson Bueno, fez a abertura dos trabalhos pela manhã e destacou a importância da ação. “A vacinação contra a Influenza também é de suma importância. É uma alegria imensa poder ajudar outros municípios nessa campanha de imunização contra a gripe. Viana hoje tem condições de abrir suas portas por estar com uma avançada cobertura vacinal e ter estrutura para poder beneficiar não só aos vianenses, mas toda a população capixaba”, enfatizou.

Já a secretária municipal de Saúde de Viana, Jaqueline Jubini, reforça a importância de se proteger contra a influenza, pois a vacina ajuda na redução dos casos graves de gripe que também pressionam o sistema de saúde. “A imunização é importante para prevenir o surgimento de complicações decorrentes da gripe. A influenza pode ser grave, levando a internações e até à morte. Por isso, a vacina é de extrema importância e todos os grupos incluídos pelo Ministério da Saúde devem recebê-la", observou.

O subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde,  Luiz Carlos Reblin, e o gerente de Vigilância em Saúde, Orlei Amaral Cardoso, também estiveram presentes ao evento.

Agilidade nos atendimentos

Um dos primeiros a ser imunizado contra a gripe, no drive thru montado no estacionamento da empresa Belmok, foi o Edvan Viana, de 44 anos e morador de Canaã em Viana. Ele elogiou a organização da ação e disse que estava esperando pela vacina. “Muito boa essa iniciativa, ainda mais que eu estava esperando há um tempo. Foi prático, rápido e muito bem organizado”, pontuou.

Já mãe e filha, Marilene dos Santos Pereira, 49, e Milena Pereira Gonçalves, 12, foram vacinadas juntas contra a influenza. “Agora nós duas estamos protegidas contra a gripe. Essa era uma vacina que procurei por duas vezes, e hoje eu consegui não só para mim, mas para ela também, o que traz um alívio e um conforto para nós”, disse Marilene.

E a família Paiva, do bairro Nova Brasília, em Cariacica aproveitou a oportunidade para todos serem imunizados.  Sebastiana Paiva, 59, Leonardo, 29, e Lucas Paiva, 18, foram à EMEF Constantino, em Marcílio de Noronha, para vacinar e disseram que aguardaram muito tempo para serem imunizados contra a gripe. “Não víamos o momento de conseguir estar vacinados contra a gripe, uma doença que aparentemente não damos muita atenção, mas que também pode ser bem ruim. Estamos muito gratos, principalmente por agora estarmos protegidos porque fomos imunizados em família”, comemorou Sebastiana.

 

Ao final do mutirão, o prefeito Wanderson Bueno ressaltou que Viana é a cidade da vacina, por ter conseguido, com sua organização, os 98% de cobertura vacinal contra a Covid-19. O prefeito, que é um dos voluntários do Estudo Viana Vacinada, fez a segunda coleta de sangue para a pesquisa, na Policlínica de Marcílio de Noronha.

"Juntos, com planejamento em saúde e contando com ótimos técnicos, queremos contribuir com o bem-estar das pessoas, o que não se restringe à nossa cidade, mas sim a todos que estão próximos de nós", concluiu.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza
Em Viana a 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza Cestá com seu público-alvo ampliado, para atender a determinação do Ministério da Saúde.  Todas as pessoas com idade de seis meses ou mais poderão ser vacinadas.
Como duas campanhas de vacinação estão acontecendo em simultâneo (gripe e Covid-19), a orientação da SEMSA é que se deve respeitar o intervalo mínimo de 14 dias entre as duas vacinas.

 

Atendimento à imprensa
Tainá Campos – Gerente de Jornalismo
Mayara Salles – Assessora de Imprensa 
Carla Nicchio – Estagiária de Jornalismo
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br

Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br

Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura

Tainá Campos

Publicado em sábado, 10 de julho de 2021

Atualizado em segunda-feira, 12 de julho de 2021

LEIA MAIS...

Viana Solidária: município abre as portas para imunizar população do ES contra Gripe
NEWSLETTER Fique por dentro do que acontece por aqui e receba tudo em primeira mão

Horário de funcionamento Segunda a sexta-feira, das 09h00 às 18h00

Telefone (27) 2124-6760

E-mail ouvidoria@viana.es.gov.br

Endereço Avenida Florentino Avidos, nº 01
Viana Sede - Viana/ES - CEP: 29130-915