Plano Orçamentário Municipal: vianenses ajudam a decidir os futuros investimentos a serem feitos na cidade

Cristiano Pereira Cruel, que mora na região do Córrego da Manteiga, foi um dos vianenses que marcou presença na reunião do Orçamento Participativo.

Na noite desta quarta-feira (14), moradores de Carioca, Pedra da Mulata, Bonito, Santa Rita, Córrego da Manteiga, Santa Clara e outras localidades próximas, estiveram presente em uma reunião com a equipe da Prefeitura de Viana para discutir o Plano Orçamentário Municipal. A iniciativa, que faz parte do Projeto “Prefeito nas Comunidades”, pretende estimular e fomentar a participação dos vianenses nas discussões e decisões sobre os investimentos a serem feitos na cidade.

O encontro, que teve início às 18 horas e aconteceu na Cervejaria Else Beer, contou com a presença do prefeito de Viana, Wanderson Bueno; do vice-prefeito Fabio Luiz Dias, de secretários municipais e vereadores. 

De maneira democrática, a população presente teve voz e vez para sugerir as melhorias tão sonhadas. Entre as principais demandas apresentadas ao prefeito, a urgência de reparos nas estradas rurais que dão acesso às regiões foi a mais solicitada. 

Sobre a importância dessa reunião, o prefeito Wanderson Bueno frisou que esse momento de conversa com o cidadão vianense é uma agenda de trabalho primordial para o desenvolvimento da cidade. “Estar próximo para ouvir os pedidos de cada morador, nos ajuda a entender as demandas que cada região precisa. Queremos entender as críticas, sugestões e partilhar soluções", explicou.

Bueno afirmou ainda que a gestão municipal pretende fazer investimentos de acordo com que a comunidade sonha. “Essa audiência com a população é importantíssima. Porque assim, a prefeitura poderá aplicar os recursos conforme as particularidades e necessidades trazidas por cada morador. Dessa forma, nós estaremos construindo uma cidade mais desenvolvida e transparente e, cada vez melhor para se viver,” finalizou o prefeito. 

Os moradores que participaram da reunião do Orçamento Participativa pediram que as seguintes melhorias sejam feitas na região de Pedra da Mulata: instalação de iluminação pública próximo à igreja, apoio para colocar cabeamento de telefone e internet, reparos na estrada que dá acesso à região e atendimento médico. 

A aplicação de revisol na estrada da parte alta de Santa Rita (próximo ao bar do Zelit) foi a solicitação feita. Para Taquaras, a reivindicação foi para que os moradores recebam vistas dos agentes comunitários de saúde. Já para região de Santa Clara, o atendimento médico e os reparos na estrada foram os assuntos discutidos. Moradores da localidade de Bonito também pediram por investimentos nas estradas, além de reforço na segurança pública. 

Todas as demandas que foram apontadas serão incluídas no orçamento municipal e as solicitações passarão por análise de disponibilidade orçamentária e viabilidade técnica. 

Para acompanhar o andamento dos pedidos feitos à Prefeitura de Viana, foi formada a seguinte comissão de moradores: Germano Wernersbach, Rafael Cavati, Welington Santos, Flávio Pizzol e Simone Trancoso. Este grupo voluntário se colocou à disposição para fiscalizar a execução dos investimentos solicitados. 

Para Cristiano Pereira Cruel, morador da região do Córrego da Manteiga, o orçamento participativo é uma ferramenta que irá auxiliar na busca por soluções efetivas dos principais problemas apresentados pela comunidade.“Viana cresce e se desenvolve a cada dia que passa. Por isso, poder receber o prefeito aqui hoje, poder conversar com ele e falar das nossas preocupações é algo muito positivo. Gostei da atitule dele e acho essa reunião excelente para apontar os problemas que nós queremos solução. Isso mostra o comprometimento que ele tem conosco”, disse.

Orçamento Participativo

O Orçamento Participativo, realizado de forma conjunta entre governo e sociedade, é um mecanismo fundamental para colocar em prática a democracia participativa. Amanhã, quinta-feira (15), o prefeito e sua equipe irão visitar São Paulo de Viana e regiões próximas. Para participar, acesse o site http://app.viana.es.gov.br/ e faça sua inscrição. 

 

Atendimento à imprensa
Tainá Campos – Gerente de Jornalismo
Mayara Salles – Assessora de Imprensa 
Carla Nicchio – Estagiária de Jornalismo
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br

Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br

Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura

Texto: Carla Nicchio e Mayara Salles.

Publicado em quarta-feira, 14 de julho de 2021

Atualizado em quarta-feira, 14 de julho de 2021

NEWSLETTER Fique por dentro do que acontece por aqui e receba tudo em primeira mão

Horário de funcionamento Segunda a sexta-feira, das 09h00 às 18h00

Telefone (27) 2124-6760

E-mail ouvidoria@viana.es.gov.br

Endereço Avenida Florentino Avidos, nº 01
Viana Sede - Viana/ES - CEP: 29130-915