Viana Solidária: mais um mutirão de vacinação contra gripe neste sábado (17)

Neste sábado (17), será realizada mais uma edição do “Viana Solidária”, quando o município abre as portas da cidade para aplicar a vacina contra gripe.

Para se imunizar na escola João Paulo Sobrinho, o interessado deve agendar a vacinação no site agendamento.viana.es.gov.br até às 21h desta sexta-feira (16). Já para o DriveThru, não há necessidade de agendamento. A ação acontece de 8 às 16 horas.

Ao todo, serão 15 mil vagas distribuídas pelos pontos de vacinação na EMEF João Paulo Sobrinho, no bairro Areinha, e no DriveThru, no estacionamento da empresa Belmok, no bairro Canaã. As doses estarão à disposição da população que deseja ser imunizado contra a Influenza.

Sobre a ação, o Prefeito Wanderson Bueno destacou em meio a vacinação contra a Covid-19, a vacinação contra a Influenza também é de suma importância. “É uma alegria imensa poder ajudar outros municípios nessa campanha de imunização contra a gripe. Viana hoje tem condições de abrir suas portar por estar com uma avançada cobertura vacinal e ter estrutura para poder beneficiar não só aos vianenses, mas toda a população capixaba”, enfatizou o Prefeito.

A Secretaria Municipal de Saúde de Viana (SEMSA) reforça a importância de se proteger contra a influenza, pois a vacina ajuda na redução dos casos graves de gripe que também pressionam o sistema de saúde. “A imunização é importante para prevenir o surgimento de complicações decorrentes da gripe. A influenza pode ser grave, levando a internações e até à morte. Por isso, a vacina é de extrema importância e todos os grupos incluídos pelo Ministério da Saúde devem recebê-la", enfatizou a secretária de Saúde, Jaqueline Jubini.

Como duas campanhas de vacinação estão acontecendo em simultâneo (gripe e Covid-19), a orientação da SEMSA é que se deve respeitar o intervalo mínimo de 14 dias entre as duas vacinas.

Confira os documentos necessários para receber o imunizante:
- Adultos: cartão de vacina e um documento pessoal com foto (carteira de identidade, carteira de trabalho ou de habilitação);
- Crianças: cartão de vacina, certidão de nascimento ou CPF.

A 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza em Viana está com seu público-alvo ampliado, para atender a determinação do Ministério da Saúde.  Todas as pessoas com idade de seis meses ou mais poderão ser vacinadas.

Primeira Edição do Viana Solidária
A primeira edição do Viana Solidária foi realizada no último sábado (10). Ao todo, 10.216 pessoas foram vacinadas contra a gripe nos seis pontos de vacinação estruturados no município. Além de pontos de vacinação pela cidade, um DriveThru, no estacionamento da empresa Belmok, no bairro Canaã, também estava à disposição da população que desejava ser imunizada contra a Influenza. Foram eles, além do estacionamento, a EMEF Constantino; a UBS de Vila Bethânia; UBS Viana -Sede; a UBS Jucu e a UBS de Morada de Bethania.

Tainá Campos – Gerente de Jornalismo
Mayara Salles – Assessora de Imprensa