Prefeitura realiza assembleia para discutir com moradores aplicação de recursos no município

O Orçamento Participativo, realizado de forma conjunta entre governo e sociedade, é um mecanismo fundamental para colocar em prática a democracia participativa. 

Em mais uma assembleia realizada pela Prefeitura de Viana para discutir sobre o Plano Orçamentário Municipal, os moradores de São Paulo de Viana, São Paulo de Cima, Pau Amarelo, Alegre e Córrego da Onça apresentaram suas sugestões de investimentos para ajudar no desenvolvimento da cidade. A ação faz parte do Projeto “Prefeito nas Comunidades”, que visa aproximar população e administração pública para definir melhorias no município.

A reunião foi realizada na noite desta quinta-feira (15) com início às 18 horas, na igreja católica da região e contou com a presença do prefeito de Viana, Wanderson Bueno; do vice-prefeito Fabio Luiz Dias, secretários municipais e vereadores.

O prefeito Wanderson Bueno frisou que esse momento de conversa com o cidadão vianense é uma agenda de trabalho primordial para o desenvolvimento da cidade. “Ouvir dos próprios moradores quais são as principais urgências, demandas, melhorias e ideias para o bairro é fundamental para desenvolver Viana. Uma cidade melhor se faz com a participação de todos. O plano de governo elaborado foi um esboço, agora vamos aprofundar os projetos com a opinião dos vianenses", explicou Bueno. 

"Essa é a nossa vigésima sexta audiência, agradeço a participação de todos", finalizou o prefeito. 

"Para mim, esse encontro é uma oportunidade ímpar. Fico feliz e satisfeita em saber que administração do nosso município se preocupa com a gente. Além disso, essa é  uma oportunidade do homem do campo expressar suas necessidades e tenho a expectativa de que as mesmas possam ser atendidas. A comunidade anseia por estradas de qualidade. As pessoas que moram nessa região querem investir em agroturismo e precisam desse apoio, porque o escoamento da nossa mercadoria precisa de uma via adequada", afirmou a professora e produtora rural, Sonia Cristina Valcher de 53, que reside em São Paulo de Viana há 33 anos.

Já a moradora Zenir Simão, de 48 anos, nascida e criada na região, disse que essa reunião traz grandes benefícios para todos os moradores. "Compartilho da alegria de participar pela primeira vez da audiência pública com a minha comunidade. Vim reivindicar um acesso digno a nossa localidade. A administração está de parabéns em vir até aqui a nos ouvir", disse.  

As seguintes reivindicações foram feitas pelos moradores: reformas e melhorias de ponte, instalação de torre de telefone e internet, calçamento e asfalto, reforma da escola e retorno das atividades, médicos, melhoria das estradas, academia popular, linha de ônibus, iluminação, cursos de capacitação para os moradores, reforço na Segurança Pública, drenagem e manutenção do trecho da Rota Imperial, troca do encanamento, dentre outras solicitações. 

Todas as demandas que foram apontadas serão incluídas no orçamento municipal e as solicitações passarão por análise de disponibilidade orçamentária e viabilidade técnica. 

Para acompanhar o andamento dos pedidos feitos à Prefeitura de Viana, foi formada a seguinte comissão de moradores: Tania Agner, Inês Assis, Marcos Oliveira, Nelson Fontes e Lindomar Castilho. Este grupo voluntário se colocou à disposição para fiscalizar a execução dos investimentos solicitados. 

Orçamento Participativo

O Orçamento Participativo, realizado de forma conjunta entre governo e sociedade, é um mecanismo fundamental para colocar em prática a democracia participativa. Nesta sexta-feira (16), o prefeito e sua equipe irão se reunir com as comunidades de Piapitangui, Borbas, Peróbas, Coacas, Moendas e Formate. 

 

Atendimento à imprensa
Tainá Campos – Gerente de Jornalismo
Mayara Salles – Assessora de Imprensa 
Carla Nicchio – Estagiária de Jornalismo
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br

Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br

Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura

Texto: Mayara Salles e Tainá Campos.

Publicado em quinta-feira, 15 de julho de 2021

Atualizado em sexta-feira, 16 de julho de 2021

NEWSLETTER Fique por dentro do que acontece por aqui e receba tudo em primeira mão

Horário de funcionamento Segunda a sexta-feira, das 09h00 às 18h00

Telefone (27) 2124-6760

E-mail ouvidoria@viana.es.gov.br

Endereço Avenida Florentino Avidos, nº 01
Viana Sede - Viana/ES - CEP: 29130-915