Prefeitura realiza audiência orçamentária e encerra primeiro ciclo do Projeto Prefeito nas Comunidades

A audiência orçamentária desta sexta (16), encerra o primeiro ciclo de reuniões do Projeto Prefeito nas Comunidades, que visitou levou para mais de 30 localidades o Orçamento Participativo Municipal. 

Audiências públicas para discutir o Orçamento Público Municipal é uma importante ferramenta de transparência, cidadania, diálogo e consulta junto à população. Pensando nisso, foi realizada na noite desta sexta-feira (16), a vigésima sétima reunião do Projeto Prefeito nas Comunidades, onde a Prefeitura de Viana se reuniu com os moradores de Piapitangui, Borbas, Peróbas, Coacas, Moendas, Formate e outras localidades próximas.

A assembleia aconteceu em uma igreja católica da região, com início às 18 horas. Além do prefeito de Viana, Wanderson Bueno, também marcaram presença os secretários municipais e alguns vereadores da cidade. O objetivo dessa ação é ouvir as sugestões dos vianenses para ajudar no desenvolvimento da cidade, discutir sobre os futuros investimentos a serem feitos e aproximar população e administração pública. 

As seguintes reivindicações foram feitas pelos moradores de Peróbas: alambrado do campo, calçamento, construção da sede da associação comunitária, atendimento médico a cada 15 dias, iluminação pública e área de lazer para região. A iluminação pública e o reforço na segurança pública, foram as demandas apresentadas pelos moradores de Borbas. 

Já em Formate, a comunidade pediu por construção de uma escola, iluminação pública, maquinário para melhorar a estrada e recapeamento asfáltico no trecho “Caminhos do Campo”. Em Piapitangui, os pedidos foram de recapeamento asfáltico, abrigo em ponto de ônibus, construção de um centro de conveniência, videomonitoramento e melhorias nas estradas.

O prefeito Wanderson Bueno afirmou que todas as demandas apresentadas serão incluídas no orçamento municipal e as solicitações passarão por análise de disponibilidade orçamentária e viabilidade técnica.

Para acompanhar o andamento de todos esses pedidos feitos à Prefeitura de Viana, foi formada a seguinte comissão de moradores: Maxlander Carvalho, Valério Francisco Frechiani, Hermes Freitas Filho e Guilherme Firme Lube. Este grupo voluntário se colocou à disposição para fiscalizar a execução dos investimentos solicitados. 

Sobre a importância dessa reunião, o prefeito Wanderson Bueno frisou que esse momento de conversa com o cidadão vianense é uma agenda de trabalho primordial para o desenvolvimento da cidade. “Estar próximo para ouvir os pedidos de cada morador, nos ajuda a entender as demandas que cada região precisa. Queremos entender as críticas, sugestões e partilhar soluções. Ouvir dos próprios moradores quais são as principais urgências e ideias para o bairro é fundamental para desenvolver Viana. Uma cidade melhor se faz com a participação de todos. O plano de governo elaborado foi um esboço, agora vamos aprofundar os projetos com a opinião dos vianenses", explicou o prefeito. 

Bueno destacou ainda que a gestão municipal pretende fazer investimentos de acordo com que a comunidade sonha. “Esse projeto continuará ao longo da gestão e os moradores terão outros momentos como este para conversar com a prefeitura. Essa audiência é importantíssima e ajudará nossa equipe a aplicar os recursos conforme as particularidades e necessidades trazidas por cada morador. Temos um compromisso com a cidade para os próximos anos, mas temos demandas específicas de cada comunidade. Estamos aqui para discutir ações que serão elencadas pelos próprios moradores" finalizou.

Eliana Gonçalves Antero, moradora da região de Perobas, contou que essa ação é muito positiva. "É gratificante estar presente nesta reunião, que no meu ponto de vista, foi bem recebida pela comunidade local. Para mim, isso mostra que o prefeito está presente e atento para nos ouvir”, afirmou. 

Já para Enilda Gama de Amorim, moradora de Piapitangui há 54 anos, esse momento é ótimo para expressar as melhorias tão sonhadas pela comunidade. Ela contou que muito importante ter esse momento falar com o prefeito e com todos os secretários municipais e, segundo a vianense, é uma iniciativa que deve continuar.  

Outra moradora da região que também participou do encontro, foi Alda Lira do Rosário, vice-presidente da Associação de Perobas. “Parabenizo a prefeitura por essa bela atitude de vir até aqui nos ouvir. A nossa comunidade está unida com um propósito, buscar melhorias ao bairro. Essa oportunidade nos dá voz e vez para cobrar e propor melhorias”, disse.

Orçamento Participativo

A audiência orçamentária desta sexta (16), encerra o primeiro ciclo de reuniões do Projeto Prefeito nas Comunidades, que visitou levou para mais de 30 localidades o Orçamento Participativo Municipal. 

Confira as comunidades que receberam o programa: Primavera, Industrial, Caxias do Sul, Soteco, Vale Do Sol, Bom Pastor, Ribeira, Campo Verde, Nova Belém, Jucuruaba, Antártica, Jucu, Santa Júlia, Seringal, Viana Sede, Arlindo Villaschi, Canaã, Ipanema, Areinha, Universal, Morada de Bethânia, Nova Bethânia, Vila Bethânia, Marcílio de Noronha I e II, Araçatiba, Mamoeiro, Biriricas de Cima, Biriricas de Baixo, Três Barras, Peixe Verde, São Rafael, Glória, Taquaras, Carioca, Pedra da Mulata, Bonito, Santa Rita, Córrego da Manteiga, Santa Clara, São Paulo de Viana, São Paulo de Cima, Pau Amarelo, Alegre, Córrego da Onça, Piapitangui, Borbas, Peróbas, Coacas, Moendas e Formate.

O Orçamento Participativo, realizado de forma conjunta entre governo e sociedade, é um mecanismo fundamental para colocar em prática a democracia participativa. 

A finalidade do projeto é estimular e fomentar a participação dos vianenses nas discussões e decisões sobre os investimentos a serem feitos na cidade, garantir a transparência e a participação da população na elaboração do plano orçamentário e viabilizar um diálogo aberto com os moradores.

 

Atendimento à imprensa
Tainá Campos – Gerente de Jornalismo
Mayara Salles – Assessora de Imprensa 
Carla Nicchio – Estagiária de Jornalismo
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br

Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br

Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura

Texto: Carla Nicchio e Mayara Salles.

Publicado em sexta-feira, 16 de julho de 2021

Atualizado em sexta-feira, 16 de julho de 2021

NEWSLETTER Fique por dentro do que acontece por aqui e receba tudo em primeira mão

Horário de funcionamento Segunda a sexta-feira, das 09h00 às 18h00

Telefone (27) 2124-6760

E-mail ouvidoria@viana.es.gov.br

Endereço Avenida Florentino Avidos, nº 01
Viana Sede - Viana/ES - CEP: 29130-915