Viana Solidária: município realiza mais um mutirão para imunizar população do ES contra gripe

O vianense Victor Machado Zimerinam, de 13 anos, morador de Industrial, foi um dos imunizados contra gripe neste sábado.

Neste sábado (17), foi realizado mais um grande mutirão de imunização contra a influenza em Viana, aberto para todos os capixabas. Ao todo, 2.861 pessoas foram vacinadas contra a gripe nos dois pontos de vacinação estruturados no município.

Além do DriveThru no estacionamento da empresa Belmok, no bairro Canaã, também estava à disposição da população que desejava ser imunizada contra a Influenza a EMEF João Paulo Sobrinho, em Areinha.

“A vacinação contra a Influenza também é de suma importância. É uma alegria imensa poder ajudar outros municípios nessa campanha de imunização contra a gripe. Viana hoje tem condições de abrir suas portas por estar com uma avançada cobertura vacinal e ter estrutura para poder beneficiar não só aos vianenses, mas toda a população capixaba”, enfatizou o prefeito de Viana, Wanderson Bueno.

Já a secretária municipal de Saúde de Viana, Jaqueline Jubini, reforça a importância de se proteger contra a influenza, pois a vacina ajuda na redução dos casos graves de gripe que também pressionam o sistema de saúde. “A imunização é importante para prevenir o surgimento de complicações decorrentes da gripe. A influenza pode ser grave, levando a internações e até à morte. Por isso, a vacina é de extrema importância e todos os grupos incluídos pelo Ministério da Saúde devem recebê-la", observou.

"No sábado passado eu não pude comparecer e também não tinha conseguido ser vacinada durante a semana por conta do meu trabalho. Me sinto muito feliz e grata, porque hoje estou imunizada. Gostei muito desse mutirão e estou achando ótima essa iniciativa da prefeitura de abraçar a população de qualquer município", contou Luciene de Souza Silva Pereira, de 41 anos, moradora de Nova Bethânia, em Viana.

Altair Barreiros da Silva e seus netos também garantiram a proteção contra gripe.

A agilidade nos atendimentos, a estrutura e a organização do mutirão foram alguns pontos elogiados pelo senhor Altair Barreiros da Silva, 70 anos, morador de José de Anchieta, na Serra. Ele, que esteve no drive thru montado no estacionamento da empresa Belmok, disse que essa ação é um ótimo incentivo para que todas as pessoas busquem pela vacina "A Prefeitura de Viana está de parabéns por esse projeto, oferecendo essa proteção que é  tão importante para todo mundo, mesmo não sendo morador da cidade. Eu aproveitei a oportunidade e também trouxe meus netos,  todos viemos aqui para receber a vacina", afirmou.

Remi Felberg, morador de Industrial.

Já o vianense morador de Industrial, Remi Felberg, 45 anos, achou a vacinação muito rápida e prática. “Na semana passada não consegui me vacinar porque estava em uma viagem, mas ainda bem que a prefeitura fez esse mutirão de novo. Agora sim, estou aliviado e claro, protegido contra gripe", disse Remi.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza
Em Viana a 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza está com seu público-alvo ampliado, para atender a determinação do Ministério da Saúde. Todas as pessoas com idade de seis meses ou mais poderão ser vacinadas.

Como duas campanhas de vacinação estão acontecendo em simultâneo (gripe e Covid-19), a orientação da SEMSA é que se deve respeitar o intervalo mínimo de 14 dias entre as duas vacinas.

Tainá Campos – Gerente de Jornalismo
Mayara Salles – Assessora de Imprensa