Inscrição para cursos do Pronatec segue até sexta-feira (09)

Segue até sexta-feira (09) a pré-inscrição para os cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) Voluntário. As oportunidades são para os cursos de Auxiliar de Saúde Bucal, Balconista de Farmácia, Eletricista Instalador Predial de baixa tensão, Assistente de Recursos Humanos, Assistente Administrativo, Recepcionista, Assistente de Logística, Operador de Computador (foto), Produtor de Cerveja, Fotógrafo, Recepcionista em Serviços de Saúde, Cuidador de Idosos, Cuidador Infantil, Almoxarife, Vendedor e Reciclador. 

Um dos objetivos da oferta é levar mais oportunidades de qualificação para os vianenses por meio do Programa de Qualificação, Geração de Emprego e Renda, o Gerar, da Prefeitura de Viana. Os cursos são à distância e as inscrições e as aulas são gratuitas. Os interessados podem se inscrever na Agência de Empregos de Viana, das 08 às 17 horas, e nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Viana Sede, Marcílio de Noronha, Vale do Sol e Campo Verde, das 13 às 17 horas. É necessário apresentar documentos pessoais como CPF, RG e comprovante de residência.

Pronatec
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, por meio da Lei 12.513/2011, com o objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica no país. O Pronatec busca ampliar as oportunidades educacionais e de formação profissional qualificada aos jovens, trabalhadores e beneficiários de programas de transferência de renda.

Programa Gerar

O Gerar tem oportunizado qualificação e geração de emprego e renda em Viana. Ele funciona tendo como base duas Unidades: A Agência do Emprego, que é uma central para direcionar o cidadão para oportunidades de emprego e onde cerca de 3.600 pessoas já foram cadastradas, sendo feitos cerca de 220 encaminhamento e cerca de 160 contratações. O Gerar também tem como unidade base o Centro de Qualificação Profissional, que é um espaço destinado à qualificação gratuita de diversos cursos. Em, menos de um mês, cerca de 50 pessoas já foram qualificadas.

Mais cursos já começam na próxima semana e estão sendo realizados por meio de parcerias como com o Governo do Estado, por exemplo, que abriu 570 vagas em cursos gratuitos no município. Além destes, também há cursos em parceria com instituições como o Senar, Incaper e o Sistema Findes. A expectativa é de que sejam geradas mais de 5 mil vagas em cursos gratuitos ao longo deste ano.

Atendimento à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br

Atendimento à imprensa
Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo | Jornalismo
Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Rocon / Vinícius Nascimento / Giuliana Dias Gomes / Augusto Sodré
Tels:  (27) 2124-6701/ Plantão Assessoria de Imprensa: (27) 99822 2540
E-mails:  comunicacao@viana.es.gov.br / secom@viana.es.gov.br

Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana

Texto: Vinícius Nascimento
Foto(s): Divulgação

Publicado em terça-feira, 06 de junho de 2017

Atualizado em terça-feira, 06 de junho de 2017

NEWSLETTER Fique por dentro do que acontece por aqui e receba tudo em primeira mão

Horário de funcionamento Segunda a sexta-feira, das 09h00 às 18h00

Telefone (27) 2124-6760

E-mail ouvidoria@viana.es.gov.br

Endereço Avenida Florentino Avidos, nº 01
Viana Sede - Viana/ES - CEP: 29130-915