Prefeito Wanderson Bueno recebe honraria no aniversário da 11ª Companhia Independente de Viana

A solenidade teve início às 09h30, no Teatro Municipal de Viana Sede. Além da presença dos gestores municipais, o secretário municipal de Defesa Social, Enoni Erlacher, o presidente da Câmara, Joilson Broedel, vereadores e empresários do município também estiveram presentes e receberam a honraria.

Na manhã desta quarta-feira (21), o prefeito e o vice-prefeito de Viana, Wanderson Bueno e Fabio Dias, respectivamente, foram homenageados com o título de “Amigos da Polícia”, no 9º aniversário da 11ª Companhia Independente da Polícia Militar do Espírito Santo, que atua no município.

Também na cerimônia, policiais foram homenageados pelos serviços prestados e promovidos para a reserva. Já outros receberam a Honraria de Destaque Operacional.

Em sua fala de agradecimento pela titularidade recebida, o prefeito Wanderson Bueno destacou a importância do papel da Polícia Militar para a sociedade e o excelente trabalho que a corporação tem realizo na cidade de Viana. “Temos acompanhado todos os meses, os indicadores de criminalidade da cidade e esses índices vêm diminuindo de forma considerável. Isso se dá pelo exitoso trabalho desempenhado pela nossa Polícia Militar em parceria com a nossa Guarda Civil Municipal, o que faz de Viana hoje, ser considerada uma cidade de paz. Sinto-me honrado e feliz de receber essa homenagem hoje. Contamos muito com vocês nos e colocamos à disposição sempre”, enfatizou o prefeito.

O comandante da 11ª Companhia Independente, Major Marcos Tadeu Pimentel, destacou o importante papel da parceria entre a Polícia Militar e o poder público. “Hoje é um dia de comemoração e também, de olhar para os desafios que é ser um policial militar. Agradecemos imensamente a gestão pública por nos apoiar e estar conosco na caminhada de trazer segurança para a população”, disse o Major.

História

A 11ª Companhia da Polícia Militar, sediada no município de Viana, foi criada pelo Decreto 3032-R, em 19 de junho de 2012. Seu primeiro comandante foi o então Major PM Edson Wander Liquer. Em 2014, por meio da Lei 10.293/2014, essa Unidade foi denominada 1º Sargento PM Adir Basilio da Silva.

O policiamento em Viana era realizado pela 1ª Companhia, vinculada ao 7º Batalhão da Polícia Militar em Cariacica. Após se tornar Companhia Independente, o policiamento de Viana se desvinculou do 7º Batalhão, ganhando mais autonomia. A sede foi mantida inicialmente no mesmo local onde funcionava a 1ª Companhia, na sede do município de Viana.

No dia 10 de outubro de 2018, a sede da 11ª Cia Independente passou a funcionar no bairro Vila Bethânia no prédio cedido pela Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (SECTI), local onde funcionava o Centro de Aperfeiçoamento de Líder Rural (CALIR).

Dos sete municípios que integram a Região Metropolitana da Grande Vitória, Viana é o terceiro maior em extensão territorial com 312,279 km² e com uma população estimada em 76.954 pessoas. A área rural do município compreende cerca de 60% do território e na área urbana o município possui 18 bairros e 49 loteamentos.

Tainá Campos – Gerente de Jornalismo
Mayara Salles – Assessora de Imprensa