Viana realiza mais uma entrega de cestas verdes produzidas pela agricultura familiar

Nesta quarta-feira (21), 300 famílias em situação de pobreza e extrema pobreza, cadastradas no CadÚnico e acompanhadas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Campo Verde e Vale do Sol, receberam a Cesta Verde. A ação aconteceu às 13 horas, no Ginásio Poliesportivo José Ribeiro Corrêa, em Vila Bethânia.

Promover o acesso à alimentação, incentivar a agricultura familiar e dar apoio às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional. Estes são os objetivos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), uma
iniciativa feita pela Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social (SEMTRADES) em conjunto com a Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAG) da cidade de Viana.

“Nesse período de grande dificuldade em meio a pandemia, esse projeto surge com o intuito de fornecer assistência as famílias que mais precisam. O município tem realizado diversas ações para apoiar e auxiliar os vianenses nesse momento”, frisou o prefeito de Viana, Wanderson Bueno.

O secretário de Trabalho e Desenvolvimento Social, Glaydiston Mendes, disse que ao longo do ano, mais vianenses irão receber a Cesta Verde, que é composta por frutas, legumes e verduras.

De acordo com Glaydiston, nos seis primeiros meses deste ano, mais de 600 famílias já receberam esse benefício. “A entrega das cestas neste momento de pandemia é uma importante ação da Prefeitura de Viana para atender os moradores que vivem em insegurança alimentar e vulnerabilidade social. Além disso, esse trabalho soma-se aos demais atendimentos que realizamos na rede de assistência social do município”, frisou o secretário.

O secretário de Agricultura de Viana, Antônio Cezar Lazaro, frisou que a Cesta Verde é uma ação que valoriza a produção orgânica e agroecológica de alimentos produzidos em família, além de incentivar hábitos alimentares saudáveis, estimular o cooperativismo e o associativismo.

“A partir deste programa, a Prefeitura de Viana adquiri alimentos que são produzidos nas áreas rurais da nossa cidade, oriundos da agricultura familiar. Dessa forma, estamos fomentando o desenvolvimento do campo, incentivando os produtores vianenses e, ainda, possibilitando uma retoma econômica para os agricultores”, pontuou Cezar Lazaro.

"Parabenizo a equipe da prefeitura por estar nos ajudando, porque ultimamente, os alimentos estão cada vez mais caros. Essa ajuda é muito bem-vinda na minha família e veio na hora certa”, disse Sandra Pereira da Silva, moradora do bairro de Arlindo Villaschi.

Café da manhã para os produtores rurais

Na manhã dessa quarta (21), os produtores da agricultura familiar da cidade foram recebidos em um café da manhã especial, como forma de agradecimento e homenagem, pela parceria com o município no fornecimento de alimentos para o Programa de Aquisição de Alimentos.

Participaram do café da manhã, o prefeito de Viana, Wanderson Bueno, o vice-prefeito Fabio Dias, o secretário de Trabalho e Desenvolvimento Social, Glaydiston Mendes e o secretário de Agricultura de Viana, Antônio Cezar Lazaro, além de outros servidores da prefeitura.

Marilia Kirmse, produtora agrícola da região de Jucu, disse que é uma felicidade enorme poder ter a oportunidade de participar desse projeto junto com a prefeitura, uma ação que é tão importante para ajudar aquelas famílias que precisam de um apoio nesse momento de pandemia. A produtora rural também destacou que as feiras são importantíssimas para os produtores.

“É ótimo esse incentivo que o prefeito esta oferecendo para nós, produtores rurais. Além disso, também me sinto honrada em poder ajudar pessoas que precisam. Receber essa homenagem aqui hoje é gratificante”, afirmou Marilia.

Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), criado pelo art. 19 da Lei n.º 10.696, de 2 de julho de 2003, possui duas finalidades básicas: promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar.

Para o alcance desses dois objetivos, o programa compra alimentos produzidos pela agricultura familiar e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública.

O PAA também contribui para a constituição de estoques públicos de alimentos produzidos por agricultores familiares e para a formação de estoques pelas organizações da agricultura familiar. Além disso, o programa promove o abastecimento alimentar; fortalece circuitos locais, regionais e redes de comercialização; valoriza a biodiversidade e a produção orgânica e agroecológica de alimentos.

Tainá Campos – Gerente de Jornalismo
Mayara Salles – Assessora de Imprensa
Carla Nicchio – Estagiária de Jornalismo

Texto: Carla Nichhio e Mayara Salles.

Publicado em quarta-feira, 21 de julho de 2021

Atualizado em sexta-feira, 23 de julho de 2021