Viana receberá a 1ª Caravana Estadual de Direitos Humanos

Nesta quinta-feira (29), o município de Viana recepcionará a 1ª Caravana Estadual de Direitos Humanos, realizada pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH). A programação, que terá inícios às 10 horas, contará com reuniões, palestras e rodas de conversa, que serão ministradas pela equipe da Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH).

Dentre os temas que serão abordados durante o encontro, estão: políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência, juventude, violência contra mulher, racismo, LGBTQIA+ e enfrentamento a LGBTfobia, entre outros.

De acordo com o secretário municipal da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social, Glaydiston Mendes, essa ação é fundamental para mostrar como é o trabalho da Secretaria de Direitos Humanos. “Através desta Caravana, poderemos elucidar o papel essencial da Secretaria de Direitos Humanos para as políticas públicas. O propósito é levar até a sociedade civil e organizada, os conceitos e projetos que tem como finalidade o bem estar de toda a população”, disse.

O secretário destacou, ainda, que  a proposta da Caravana para o munícipio vem em um momento importante, no início da gestão do prefeito Wanderson Bueno, em que precisamos ouvir os anseios de cada um e discutir a vulnerabilidade da população vianense.

“Viana foi escolhida como o abre alas da Caravana dos Direitos Humanos por ser a cidade, dentro do recorte da caravana, com maior número de habitantes. Além da sua estrutura administrativa da prefeitura, que já tem uma gerência de Direitos Humanos, e por ser um munícipio bem organizado. A Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social estará trabalhando com afinco para possibilitar que os cidadãos tenham os direitos humanos garantidos”, finalizou Glaydiston.

O objetivo da iniciativa é oferecer às comunidades e também aos servidores públicos municipais, um momento de discussão de temas vinculados à cidadania e aos direitos humanos, através de uma metodologia participativa. Além disso, a 1ª Caravana Estadual de Direitos Humanos pretende levar reflexão e promover o diálogo sobre tais temas no dia a dia, a fim de contribuir para a construção de uma cidadania.

Confira a programação completa da 1ª Caravana Estadual de Direitos Humanos:

- Reunião institucional de abertura, das 10 às 12 horas, no Teatro Municipal de Viana Sede. Público-alvo: servidores responsáveis pela gestão municipal e políticas públicas.

- Roda de conversa com o tema “Políticas para a pessoa com deficiência no Espírito Santo”, na EMEF Constantino José Vieira, em Marcílio de Noronha, das 14 às 15h30. Público-alvo: conselho, servidores, damílias e pessoas com deficiência.

- Roda de conversa sobre “Juventude”, na Escola de Beleza em Nova Bethânia, das 14 às 16 horas. Público-alvo: coletivos e jovens interessados no combate à violência.

- Palestra e roda de conversa sobre “Violência contra as mulheres e racismo”, em Araçatiba / Comunidade Quilombola, das 14 às 16h30. Público-alvo: mulheres e população negra.

- Roda de conversa: conselhos como estratégias de garantia da participação popular, no Centro de Qualificação GERAR, em Viana Sede, das 14 às 15 horas. Público-alvo: secretários executivos dos Conselhos Municipais.

- Roda de conversa sobre “Enfrentamento a LGBTfobia e Orgulho LGBT”, na Sala Multiuso do CRAS Viana Centro, das 15 às 16 horas. Público-alvo: servidores municipais.

O evento também contará com a formação com o Conselho Tutelar do município, que visa iniciar e fortalecer o diálogo sobre o Sistema de Informação para Infância e Adolescência. A finalidade é entender as principais demandas do município sobre as diretrizes do Conselho Tutelar para poder parcerias futuras e cursos específicos, a partir dessa escuta que será realizada.

Tainá Campos – Gerente de Jornalismo
Mayara Salles – Assessora de Imprensa