Estratégia Inédita: Viana inicia testagem contra a Covid-19 em estudantes

As Secretarias de Educação e Saúde de Viana darão início a  ação conjunta nesta sexta-feira (30) para análise de circulação do coronavírus. A princípio serão quatro colégios da cidade a receberem exames, podendo contemplar cerca de 1.200 alunos. A testagem tem apoio da Secretaria de Estado da Saúde.

Serão realizados exames RT-PCS (Swab), o do cotonete. A testagem será feita nos alunos com consentimento dos pais ou responsáveis. Todos os alunos das escolas da rede municipal serão testados, com início com os alunos acima de 10 anos.

A testagem possibilitará o acompanhamento da saúde das crianças que retornam às salas de aula. "Queremos verificar se haverá impactos nas curvas de contaminação de nossa comunidade escolar após retorno às atividades presenciais da escola podendo, assim, auxiliar em novas decisões mediante avaliação do quadro epidemiológico obtido por meio do resultado da testagem", informou a secretária de Saúde do município,  Jaqueline Jubini.

Segundo a secretária de Educação de Viana,  Luzian Belisario, a testagem, neste primeiro momento, será realizada em crianças a partir de 10 anos na EMEF Constantino José Vieira, EMEF Dr Denizart Santos, EMEF Divaneta Lessa de Moraes e EMEF João Natalício Alves Pereira.

Nas escolas, permanece o uso obrigatório de máscara por parte de servidores, funcionários e alunos; distância mínima de 1,5 metro entre as pessoas;  quantidade máxima de alunos por sala de aula com base na capacidade de distanciamento; e alerta para evitar contatos físicos como abraços, beijos e apertos de mão, entre outros, disse Luzian.

"Nós auxiliamos, no caso da Secretaria de Educação, a parte operacional com as escolas. Comunicando, auxiliando neste processo, mas toda a testagem é organizada pela Secretaria de  Saúde e com especialistas nessa área", enfatizou Luzian.

Jaqueline Jubini afirma que essa testagem de alunos terá também outro grande benefício, pois será uma ferramenta para a própria Secretaria de Educação tomar decisões em relação à segurança dos estudantes, dos professores e dos servidores.

 

Atendimento à imprensa
Secretária de Comunicação – Márcia Brito
Tainá Campos – Gerente de Jornalismo
Mayara Salles – Assessora de Imprensa 
Carla Nicchio – Estagiária de Jornalismo
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br

Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br

Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura

Texto: Márcia Brito.

Publicado em quinta-feira, 29 de julho de 2021

Atualizado em quinta-feira, 29 de julho de 2021

NEWSLETTER Fique por dentro do que acontece por aqui e receba tudo em primeira mão

Horário de funcionamento Segunda a sexta-feira, das 09h00 às 18h00

Telefone (27) 2124-6760

E-mail ouvidoria@viana.es.gov.br

Endereço Avenida Florentino Avidos, nº 01
Viana Sede - Viana/ES - CEP: 29130-915