Visita ao município de Alegre busca melhorias para o campo de Viana

 

Um dia produtivo e de muitas trocas, assim foi a visita técnica da equipe da Secretaria de Agricultura e a de Desenvolvimento Econômico ao campus do Ifes no município de Alegre com o intuito de buscar parcerias que vão melhorar o trabalho rural de Viana. Durante todo o dia, foram visitados diversos polos do instituto, começando pela área de piscicultura, considerada um destaque em Alegre, que ocupa o segundo lugar no ranking de produção de peixes do estado.

A parceria a ser firmada é importante para todos, visto que o instituto fornecerá conhecimento técnico à prefeitura e aos agricultores, além de fornecerem profissionais para auxiliar e orientar as melhores formas de manejo para o trabalhador rural a partir da escolha de produção de cada um.

Para o secretário de Agricultura municipal, Antonio Cezar Lázaro, essa oportunidade de agregar conhecimento para quem trabalha no campo, trará também o melhoramento na qualidade da produção que é entregue à população. “Estamos mostrando um horizonte de oportunidades a serem exploradas em Viana, cabe ao agricultor definir se quer participar desses momentos e aproveitar ao máximo”, frisou.

Uma das anfitriãs dessa visita, a diretora-geral do campus, Valdete Santos Tannure, acredita que essa troca de conhecimento levará benefícios não somente para a sociedade, mas na formação de novos profissionais no mercado agronômico. “Cada produtor tem uma vivência diferente, assim é possível que o aluno vivencie todas as realidades dos produtores rurais. Agregando um grande conhecimento para a formação acadêmica dos mesmos”, disse Valdete.

Além da área de piscicultura, a comitiva também conheceu o ranário - local onde são criadas as rãs, o laboratório de cafeicultura, zootecnia, a produção de laticínios, setor de embutidos, entre outros pontos de destaque. A equipe do Ifes, ainda ofereceu a estadia de uma semana à agrônoma do município, Robertha Bragato, para acompanhar de perto o funcionamento de cada produção do local. “Acredito que seja muito importante para o meu crescimento profissional e também é uma oportunidade única”, falou a agrônoma.

Aos agricultores que participaram da visita também foi oferecida a oportunidade de vivenciar a produção local, como maneira de ajudá-los a melhorar a produção. “Acho incrível a prefeitura estar oportunizando aos produtores rurais esse aprendizado, isso mostra que o poder público está preocupado em agregar com a agricultura local”, disse o apicultor e produtor, Piatan Lube.

Bolsas de estudo também serão oferecidas à prefeitura, ao todo serão dez vagas em pós-graduação na área de agroecologia. Alevinos, ou seja, os filhotes de peixe, também serão doados ao município. Entre as possíveis espécies a serem doadas estão: a tilápia, traíra e o bagre americano.

Estiveram presentes os gerentes de Desenvolvimento Rural e de Desenvolvimento Econômico, Francisco Sizino e Maikon Linhaus, respectivamente, o presidente da Associação de Produtores de Perobas, Valério Francisco Frechiani, o produtor de embutidos, Marcelo Batista, entre outras pessoas.

 

Atendimento à imprensa
Márcia Brito –  Secretária de Comunicação
Tainá Campos – Gerente de Jornalismo
Mayara Salles – Assessora de Imprensa 
Carla Nicchio – Estagiária de Jornalismo
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br

Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br

Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura

 

 

Texto: Agnes Xavier

Publicado em sexta-feira, 06 de agosto de 2021

Atualizado em sexta-feira, 20 de agosto de 2021

NEWSLETTER Fique por dentro do que acontece por aqui e receba tudo em primeira mão

Horário de funcionamento Segunda a sexta-feira, das 09h00 às 18h00

Telefone (27) 2124-6760

E-mail ouvidoria@viana.es.gov.br

Endereço Avenida Florentino Avidos, nº 01
Viana Sede - Viana/ES - CEP: 29130-915