Viana e Transcares: parceria com foco em emprego e renda

A Prefeitura de Viana está com planos ousados para curto, médio e longo prazos, esses planos incluem o Transcares e para começar a alinhavar uma parceria o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Cesar Albenes, e o gerente de Desenvolvimento Econômico, Maikon Linhaus, se reuniram com o superintendente do sindicato, Mario Natali, e com o gerente, Mauro Sérgio Amorim Motta. O encontro foi realizado na sede da entidade, em Jardim América, na última quarta-feira (06), e na pauta o que não faltou foram assuntos relativos à atividade do Transcares, das transportadoras capixabas e, claro, ao projeto com foco em emprego e renda para a população local que a gestão do município está desenvolvendo.

Para colocar em projeto de pé, a equipe de Albenes viu a necessidade de conhecer mais a fundo setores econômicos, se aproximar de entidades e empresas, e estudar. E entre uma informação e outra, chegou-se à conclusão que um dos segmentos mais pujantes da cidade é o de logística.

“Diante dessa informação, iniciamos as ações. Começamos a fazer levantamento de nossa cadeia produtiva, vamos fechar um Termo de Cooperação Técnica com o Ifes, visitamos o Sincades e o Transcares, e nosso próximo passo será uma conversa com os operadores logísticos. Estamos interagindo com todos os atores para criar uma relação mais próxima e ajudar as empresas se manterem em Viana e novas empresas virem pra cá”, explicou o secretário, que não deixou de citar o viés social do projeto.

Segundo ele, apesar do olhar no desenvolvimento econômico, existe este outro lado da demanda. “Nossa população está empregada? Não está? Por quê? Está faltando qualificação?”, ressalta. E neste ponto, quem vai entrar em cena serão as instituições do Sistema S para as devidas qualificações. “Mario Natali me falou do Sest Senat, o S do setor de transportes, e também vamos procurar o Senai”, adiantou.

Citando o conceito de economia circular, que associa desenvolvimento econômico a um melhor uso dos recursos naturais por meio de novos modelos de negócios e da otimização nos processos de fabricação, Cesar Albenis destacou que este é o seu objetivo à frente da secretaria na busca por políticas públicas de qualidade para Viana. “Nós ficaremos aqui por quatro anos, tempo da nossa gestão, mas as empresas, as pessoas, ficarão muito mais. Precisamos dar a elas condições para viverem bem, com qualidade, com trabalho e renda na cidade”, justificou ele, que é pesquisador e professor universitário, e está debutando na gestão pública.

Otimista por natureza, o superintendente do Transcares saiu mais do que animado da reunião. “A conversa foi ótima! Quanta honra ser procurado pela prefeitura de Viana em busca dessa parceria, um município que tem feito um excelente trabalho de gestão. E aliás, já estamos marcando uma visita pessoal ao prefeito, Wanderson Bueno, para dar continuidade à conversa”.

Márcia Brito –  Secretária de Comunicação
Tainá Campos – Gerente de Jornalismo