Prefeitura lança o projeto “Conecta Viana” e o SEMMA Digital

O evento contou com a presença do prefeito de Viana, Wanderson Bueno, do secretário  de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado, Fabrício Machado, do secretário municipal de Meio Ambiente, Luiz Guilherme da Costa Cruz, e do secretário municipal de Tecnologia e Inovação, Michel da Silva, além de vereadores e demais secretários municipais.

O pontapé inicial para a transformação tecnológica na administração pública e a prestação de serviço para a população vianense foi dado na tarde desta quarta (18), em solenidade realizada no Teatro Municipal, em Viana-Sede.

Capitaneado pela Secretaria de Meio Ambiente (SEMMA), o evento marcou o lançamento do SEMMA DIGITAL, um sistema especializado na gestão de controle e emissão de documentos requeridos à Secretaria de Meio Ambiente, com o objetivo de tornar os processos da Semma 100% digitais, tanto para usuários internos, quanto para externos, melhorando a acessibilidade, a transparência e a desburocratização dos processos da secretaria. Com a implementação do sistema eletrônico, o canal de atendimento principal da Secretaria de Meio Ambiente será on-line, facilitando e agilizando o acesso de todos os usuários.

O evento contou com a presença do prefeito de Viana, Wanderson Bueno, do secretário  de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado, Fabrício Machado, do secretário municipal de Meio Ambiente, Luiz Guilherme da Costa Cruz, e do secretário municipal de Tecnologia e Inovação, Michel da Silva, além de vereadores e demais secretários municipais.

O prefeito Wanderson Bueno destacou a importância da implementação do Conecta Viana e do SEMMA Digital, que demonstram o  ritmo de crescimento do município na era digital. “Hoje é um dia para comemorar. O município está se modernizando e evoluindo em momento em que sabemos que a tecnologia é crucial e determinante para o desenvolvimento da cidade. O Semma Digital é um marco para o município e parabenizo a Secretaria de Meio Ambiente por isso, por não ter medido esforços para concretizar esse projeto”, destacou. 

Já o secretário Luiz Guilherme enfatizou sobre o desafio que foi para implementar o sistema e a nova fase que se inicia para o município na área ambiental. “Nossa secretaria está trabalhando em conjunto com o planejamento estratégico de gestão municipal, definido lá no início do ano. A contratação do sistema eletrônico não foi fácil, mas nós estamos muito felizes com essa entrega de hoje para a população de Viana”, enfatizou o secretário.

O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado, Fabrício Machado, parabenizou Viana pela iniciativa. “Estou muito feliz de hoje poder estar aqui na implementação deste sistema, na minha cidade, e tenho orgulho de dizer que moro aqui. Vocês estão realizando uma ótima administração, principalmente na área ambiental, complexa, porém necessária. O meio ambiente é a pauta atual e toda iniciativa sobre ele é muito válida”, disse.

CONNECTA VIANA

O projeto CONNECTA VIANA vai de encontro às necessidades do município e da população de Viana.

No evento, o secretário de Tecnologia e Inovação, Michel da Silva, explicou que, a curto prazo, o projeto prevê a instalação de rede Wi-Fi em todos os equipamentos públicos. “Nós estaremos fornecendo, de forma gratuita, o sinal de ‘internet’ para a população em praças, secretarias, unidades de saúde, escolas, praças e conselhos tutelares.

Além disso, Michel ainda enfatizou sobre a importância da desburocratização dos processos em papel para digital. “Vamos deixar de usar o papel e todos os processos serão tramitados eletronicamente,  o que vai gerar uma economia equivalente a 300 mil reais anuais de papel ou impressões”, enfatizou o secretário.

Melhorias previstas após implantação do sistema SEMMA DIGITAL

         Facilidade e agilidade no acesso;

         Diminuição dos custos operacionais;

         Processos e assinatura digital;

         Eliminação do papel;

         Georreferenciamento;

         Otimização da equipe de trabalho;

         Gestão Processual integrada;

         Agilidade na emissão dos documentos;

         Aumento da arrecadação;

         Suporte e atendimento especializado;

         Notificações de prazos ao cidadão e servidores;

         Transparência, Publicidade e Legalidade.

 

Atendimento à imprensa
Márcia Brito –  Secretária de Comunicação
Tainá Campos – Gerente de Jornalismo
Mayara Salles – Assessora de Imprensa 
Carla Nicchio – Estagiária de Jornalismo
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br

Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br

Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura

Texto: Tainá Campos

Publicado em quarta-feira, 18 de agosto de 2021

Atualizado em quinta-feira, 19 de agosto de 2021

LEIA MAIS...

Secretaria de Meio Ambiente abre inscrição para Webinar da implantação do sistema eletrônico
NEWSLETTER Fique por dentro do que acontece por aqui e receba tudo em primeira mão

Horário de funcionamento Segunda a sexta-feira, das 09h00 às 18h00

Telefone (27) 2124-6760

E-mail ouvidoria@viana.es.gov.br

Endereço Avenida Florentino Avidos, nº 01
Viana Sede - Viana/ES - CEP: 29130-915