Prefeitura assina Termo de Cooperação Técnica com o Campus IFES de Viana

Além da assinatura do termo, o evento também comemorou o aniversário de seis anos de atuação do Campus do IFES na cidade.

Mapear toda a cadeia logística do município. Este é o objetivo da cooperação técnica entre a Prefeitura de Viana e o Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) - Campus que teve termo assinado em solenidade nesta quarta-feira (25). A assinatura firma a parceria que vai viabilizar à população vianense mais emprego e renda.

As ações do Termo de Cooperação começam a ter validade a partir da assinatura do convênio entre as instituições. O prefeito de Viana, Wanderson Bueno, destacou os aspectos positivos da assinatura para a cidade. “Esse projeto vai fomentar o setor da logística no município. Já avançamos muito até aqui com investimentos diversos, agora com a assinatura do termo de cooperação técnica vamos poder compartilhar o conhecimento de qualidade oferecido no IFES e alavancar o desenvolvimento da cidade”, enfatizou o prefeito.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, César Albenes,  a assinatura desse convênio significa uma revolução na logística da cidade. “O Ifes vai poder contribuir para o mapeamento de toda área logística do município que é fundamental para o desenvolvimento da cidade. A ideia é que esse mapeamento ajude a encaminhar a população para o mercado de trabalho e os próprios alunos do IFES, tanto na parte de empregos formais, como os prestadores de serviço, por meio dos microempreendedores que atuam no município”.

Já o Reitor do IFES, Jadir José Pela, destacou as dimensões da logística na cidade. “O município cresce de forma expressiva e acelerada, o que potencializa as áreas do empreendedorismo e cooperativismo. O IFES tem como missão gerar profissionais capacitados’’, afirmou o reitor.

A diretora do IFES do Campus Viana, Regiane Teodoro do Amaral, relatou alguns pontos em que o termo vai ajudar os vianenses. "O IFES de Viana atualmente  possui cerca de 400 alunos,  tanto  do nível  técnico integrado, do ensino médio quanto do ensino superior em tecnólogo em logística, devido à vocação do município para a área da logística”, completou a diretora do Campus Viana.

Viana, a capital Estadual da Logística.

O título foi concedido através do projeto de lei n° 237/2018, apresentado pelo deputado estadual Marcelo Santos, e a lei n.º 135/2018 foi sancionada pelo governador do estado Paulo Hartung.

O evento de assinatura do acordo contou com outras presenças, como do vice-prefeito Fabio Dias; do deputado estadual Marcelo Santos, do presidente da Câmara Municipal, Joilson Broedel; do diretor de Ensino Pesquisa e extensão, Denilton Macário de  Paula; do coordenador de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, Robson Malacarne; do presidente da Associação de Empresários de Viana, Rafael Machado; vereadores e secretários municipais.

Márcia Brito –  Secretária de Comunicação
Tainá Campos – Gerente de Jornalismo
Carla Nicchio – Estagiária de Jornalismo

Texto: Carla Nicchio (com supervisão)