Cães em situação de maus tratos são resgatados em Viana

A Prefeitura de Viana, por meio das Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Saúde e Defesa Social, em ação conjunta com a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) Estadual de maus tratos, constatou serem verídicas  denúncias recebidas sobre um cachorro que se encontrava amarrado na rua, tomando chuva e sol o dia todo. Ao chegar ao local, nesta terça-feira (30), a equipe constatou que dois animais estavam presos em um pedaço de tronco de árvore, num ambiente bem sujo, sem comida, sem cobertura e sem água.

Também se encontravam extremamente magros, e um deles com membros pélvicos atrofiados e um edema no pescoço, devido à corda. Além disso, um dos cãozinhos está com diarreia com estrias de sangue e com dificuldades para se locomover.

A tutora do animal foi levada para o DPJ pela Guarda Civil de Viana para prestar esclarecimentos sobre o flagrante em sua casa.

Os animais foram recolhidos e levados para um lar temporário, onde irão passar por avaliação médica veterinária, tratados e encaminhados para adoção futuramente.

A ajuda médica ao animal foi realizada pela médica veterinária da Prefeitura Municipal de Viana, Ana Lúcia Zanotti Spadeto Arçari, e as demais atuações feitas pela Auditora Fiscal do Meio Ambiente, Walquíria Vieira Dias Gava. Além disso, os guardas Correria e Oliveira, da Guarda Municipal, acompanharam a ação e conduziram a acusada ao DPJ.

“Logo que a dona soltou a corda, o cão teve liberdade para se mover e já começou a correr, mesmo parecendo bem fraco e com debilidade nos movimentos das pernas traseiras, visivelmente muito empolgado por poder se movimentar. Só de sair daquele lugar ele já parecia outro animal. As pessoas precisam entender que não podem tratar um animal de qualquer jeito”, enfatizou Walquiria, servidora da Semma.

Walquiria ainda acrescentou que,  já  no abrigo, os cachorros resgatados foram colocados em quarentena, em um local coberto, aquecidos e com alimento e água à vontade.

Márcia Brito – Secretária de Comunicação
Tainá Campos – Gerente de Jornalismo