Prefeitura de Viana lança editais Culturais da Lei Aldir Blanc 2021 com formação de produtores culturais e proponentes da região

Crédito:  Camila Antunes

Terá início nesta quarta-feira (01) em Araçatiba, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Araçatiba, às 18h, o lançamento dos editais Culturais da Lei Aldir Blanc 2021 para o município de Viana, com a formação de produtores culturais e proponentes da região.

Serão lançados três importantes Editais, que visam contemplar a compra de Ativos Culturais no valor total de R$ 105.000,00 (cento e cinco mil reais), Artes Integradas 174.000,00 (cento e setenta e quatro mil reais) e a concessão de subsídios para Espaços Culturais no valor de R$ 100.000,00 (cem mil reais).

Sobre a iniciativa, o Prefeito de Viana, Wanderson Bueno, destacou. “Os projetos visam fortalecer a cultura de Viana e gerar renda para essas pessoas que tanto contribuem para as atividades artísticas locais e que foram impactados com a pandemia que assola o mundo”, disse o prefeito.

O secretário de Esporte, Cultura e Turismo, José Olavo Macedo, explicou que os editais destinados à concessão de subsídio poderão ser selecionados tanto espaços artísticos e culturais, pessoas físicas, microempresas e pequenas empresas culturais, cooperativas, instituições, como organizações culturais comunitárias do Município de Viana,

“O objetivo é subsidiar com aporte financeiro os espaços que tiveram suas atividades comprometidas e/ou interrompidas devido à pandemia de Coronavírus”, enfatizou o secretário.

O edital de ativo cultural visa comprar Bens, Produtos e Serviços Culturais como peças artísticas, artefatos patrimoniais para fins de salvaguarda, artesanatos diversos, livros autorais, instrumentos musicais artesanais da Cultura popular, objetos ligados aos modos tradicionais do fazer popular, produtos e souvenirs, serviços e apresentações culturais diversos para distribuição gratuita.

O edital de Artes Integradas visa selecionar atividades artísticas e culturais em formato alternativo em diversas linguagens e expressões culturais populares para o público adulto e infantil, de modo a assegurar o direito à fruição cultural ao promover a ampliação do acesso a bens e serviços culturais no Município de Viana.

“Essas são ações emergenciais destinadas ao setor cultural a serem adotadas devido ao impacto da pandemia da Covid-19, ainda sofrido por este setor, que é tão importante e tem tanta representatividade em nosso Município”, reforça a Subsecretário de Esportes, Cultura e Turismo Renata Weixter.

As inscrições estarão abertas a partir de 08 de setembro via página do Mapa Cultural do Governo do Estado  https://mapa.cultura.es.gov.br

Márcia Brito – Secretária de Comunicação
Tainá Campos – Gerente de Jornalismo