Dia da Árvore: secretarias de Educação e Meio Ambiente abrem concurso de fotografia

Crédito: Karla Nilo/Secom

Árvore, fonte de vida e de ar que todos necessitamos para respirar. É preciso respeitar, para que nunca possa faltar. Pensando nisso, em celebração a essa grande riqueza natural, a Secretaria de Meio Ambiente (SEMMA), em conjunto a Secretária Municipal de Educação (SEMED), abre um concurso de conscientização do Dia da Árvore voltado para os alunos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º anos) e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Nesta quinta edição, o tema será “A mais bela árvore de Viana”.

Podem participar os estudantes regularmente matriculados na rede municipal de ensino de Viana. O envio das fotos deverá ser feito até o dia 15 de setembro.
Segundo o secretário Municipal de Meio Ambiente, Luiz Guilherme da Costa Cruz, um dos objetivos da ação é promover uma reflexão sobre o Meio Ambiente que incentiva o cuidado com todos os seres que o compõem. “O concurso tem o intuito que os alunos registrem por meio de uma imagem digital uma árvore que tenha um valor afetivo e expressem seus sentimentos para com a mesma e com o meio ambiente, ressaltando a importância das árvores para o equilíbrio da vida no Planeta Terra”, disse o secretário.

A foto inscrita no concurso deverá representar uma árvore localizada no território do município de Viana neste linkou pelo QR Code.

O resultado será disponibilizado pelo site da Prefeitura, www.viana.es.gov.br, no dia 21 de setembro de 2021.

Como participar?

O formulário de inscrição deverá ser preenchido pelo estudante, que poderá participar com apenas uma foto. Ao enviá-la, será preciso informar os dados do (a) aluno (a) :

· Nome, idade, série e turno;

· Nome da escola;

· O meio utilizado para produzir a fotografia (telefone celular, câmera digital ou câmera analógica);

· A localização da árvore;

· O dia e horário em que a foto foi tirada;

·  Uma pequena justificativa que demonstre a importância da árvore para a sustentabilidade do planeta;

· Não serão aceitas fotografias com imagens de pessoas;

Não serão aceitas imagens com efeitos especiais ou acréscimo de elementos por meio de edição.

Critérios de avaliação

As fotos serão avaliadas pela Comissão Julgadora seguindo os critérios: coerência com o tema; originalidade e criatividade; composição fotográfica; qualidade artística; e relevância em relação ao valor efetivo da árvore para o fotógrafo.

A comissão julgadora será composta por representantes do Órgão Gestor da Política Municipal de Educação Ambiental e 01 (um/a) servidor (a) da Secretaria Municipal de Comunicação.

O autor da foto vencedora será premiado com um tablet Samsung TabA.

O aluno premiado receberá seu prêmio em solenidade especialmente realizada para este fim, em data a ser divulgada juntamente com o resultado do concurso. O prêmio será entregue somente ao autor do trabalho, pessoalmente.

Confira o regulamento do Concurso:

Regulamento V Concurso de Fotografia

Márcia Brito – Secretária de Comunicação
Tainá Campos – Gerente de Jornalismo
Vinícius Lodi – Assessor de Imprensa
Carla Nicchio – Estagiária de Jornalismo

Tels: 0800 707 0001 / 27 2124-6706

Texto: Carla Nicchio (Com supervisão)

Publicado em sexta-feira, 03 de setembro de 2021

Atualizado em sábado, 04 de setembro de 2021