Semana Nacional de Trânsito: Blitz de Respeito são realizadas pela cidade

Crédito: Richard Esquincalha/Secom

A programação da Semana Nacional do Trânsito em Viana teve início nesta segunda-feira (20), com a “Blitz de Respeito”, uma ação educativa voltada para motoristas. A primeira ocorreu em Marcílio de Noronha, em frente a praça do É Pra Já.

Servidores da Guarda Civil Municipal estão orientando quem passar pela blitz para reforçar a conscientização no trânsito por uma direção segura. Os motoristas ainda ganham como brinde uma lixeira para o carro, que visa também o descarte correto de lixo.

Além disso, crianças vão ganhar adesivos com a insígnia da Guarda Mirim de Trânsito. O prefeito Wanderson Bueno destaca a importância de falar com a população de forma educativa.

“O trabalho de conscientização deve ser feito desde pequeno. Por isso, nesta Semana Nacional de Trânsito, a Prefeitura de Viana atua junto à Guarda Civil Municipal, que é muito respeitada por diferentes faixas etárias. O objetivo é levar informações sobre direção segura para motoristas e pedestres”, disse o prefeito.

Secretário de Defesa Social, Capitão Enoni Erlacher ressalta que o adesivo para as crianças é uma forma de incentivar as crianças na conscientização da família. "A blitz é focada também nas crianças com o adesivo da Guarda Mirim para eles serem agentes no trânsito, conscientizando os familiares a corrigir certos atos".

Quem passou pela praça do É Pra Já, em Marcílio, nesta segunda-feira (20), elogiou a blitz.

“É muito importante ter essa orientação nos municípios. Reforça a conscientização. Dou parabéns pela iniciativa”, diz o motorista Almir Coser.

A caminho do trabalho, no bairro Jucu, Robson Rodrigues acredita que a ação vai ajudar a educar o motorista. "Ótima ideia, temos que ter responsabilidade, não só com minha conduta, mas de todos".

A agente Bertolo, da Guarda Civil Municipal de Viana, é responsável por prestar orientações aos motoristas. Ela relembra o tema da Semana Nacional de Trânsito, como uma referência para a atuação.

"Orientamos aos motoristas ter prudência no trânsito e conscientização pela cidade. Seguimos com o tema da Semana Nacional de Trânsito, de que a ‘sua responsabilidade salva-vidas’", destacou a agente.

Na próxima quarta-feira (22), a ação ocorre na região da Grande Bethânia, perto da empresa Scribo. Na sexta (24), em frente à Prefeitura, em Viana-Sede.

Márcia Brito –  Secretária de Comunicação
Tainá Campos – Gerente de Jornalismo
Vinícius Lodi – Assessor de Imprensa
Carla Nicchio – Estagiária de Jornalismo