Produtores Rurais de Viana aprendem sobre a importação da Emissão da Nota Fiscal

Crédito: Carlos Cavaleiro - SECOM

A Prefeitura de Viana, por meio das Secretarias Municipais de Fazenda e de Agricultura, iniciou na manhã desta quarta-feira (21) o primeiro ciclo de palestras para os produtores rurais do município.

O evento foi realizado no Teatro Municipal, em Viana-Sede, com o objetivo de esclarecer informações sobre os benefícios de formalizar a atividade rural, com as presenças do Prefeito de Viana Wanderson Bueno, os secretários municipais, Maísa Falcão e Cesar Lázaro, das respectivas pastas.

A primeira palestra foi dada pelo auditor fiscal da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), Thiago Duarte Venâncio, que destacou a importância dos Núcleos de Atendimento ao Contribuinte (NAC), com foco no Produtor Rural. “A parceria entre o NAC, a SEFAZ, e os municípios serve para além de tirar dúvidas, atender o produtor rural no âmbito tributário. O uso da nota fiscal eletrônica é uma iniciativa para inovar a transição do documento feito à mão, para a forma on-line”, disse Thiago.

Além disso, o palestrante enfatizou os benefícios da emissão da nota fiscal, como o direito a linha de crédito em programas governamentais e descontos em energia elétrica, além da participação em programas de Aquisição de Alimentos (PAA), e no Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Segundo o prefeito de Viana, Wanderson Bueno, a gestão tem o compromisso de cuidar das pessoas e ajudá-los em seus interesses. "Hoje iniciamos o primeiro Ciclo de Palestras para o agricultor nessa administração estamos com o dever de aproximar os produtores rurais aos serviços que são estão disponíveis pela prefeitura”, enfatizou Bueno.

A secretária Maísa Falcão, disse que as palestras vão alavancar o desenvolvimento e a formalização. “Um dos pontos importantes da palestra para o vianense é pode comprovar seu tempo de serviço junto ao Instituto Nacional do Seguro Social”, pontuou a secretária.

O produtor rural e pequeno pecuarista, Jonas dos Santos Brandão, da região de Tanque, zona rural vianense, comentou sobre a oportunidade de aprender sobre as inovações. “É muito bom poder ouvir sobre novas tecnologias e assim estar sempre um passo a frente. Minha família já está na quarta geração no meio rural e é hora de aprender novas técnicas de registros, formalizar as atividades e passar para os meus familiares”, disse o pecuarista e produtor rural.

Márcia Brito –  Secretária de Comunicação
Tainá Campos – Gerente de Jornalismo
Vinícius Lodi – Assessor de Imprensa
Carla Nicchio – Estagiária de Jornalismo