Em comemoração ao Dia da Árvore, Prefeitura de Viana faz anúncios para preservação do meio ambiente

Crédito: Carlos Cavaleiro - SECOM VIANA

A Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), promoveu diversas ações em comemoração ao Dia da Árvore, na manhã desta terça-feira (21), durante evento no Parque Natural Municipal Rota das Garças, em Viana Sede. Entre elas, o lançamento do programa “Reflorestar Viana”, que tem o objetivo de recuperar áreas de preservação permanentes (APP’s), como margem de rios, córregos, nascentes e afins, para preservar nossas águas e manter a qualidade de vida dos cidadãos e toda cadeia de produção do município.

Esta era uma demanda do começo da gestão do prefeito Wanderson Bueno. Em um momento que se analisa a possibilidade da falta de água, o programa é considerado fundamental para o futuro.

“Eu dizia desde o início do mandato que precisávamos retomar o Reflorestar. Foi um programa de sucesso no passado, vencedor do programa Inoves, na época do mandato do ex-prefeito Gilson Daniel. Hoje a gente vê produtores rurais que produzem água e vivem desse meio. Temos vários exemplos de nascentes que recuperamos e vamos continuar com essa política pública para contribuir na produção de água, não só para o município, como para o Espírito Santo, em tempos de possível escassez”, destaca o prefeito.

O secretário de Meio Ambiente, Luiz Guilherme da Costa Cruz, ressalta o compromisso da pasta, a colaboração da Secretaria de Agricultura e a de Ordem Pública e Serviços Urbanos, e o empenho dos servidores para colocar o projeto em prática, após o pedido do prefeito. “O prefeito nos solicitou que fosse retomado o projeto. Fomos muito bem sucedidos no passado e é uma ação relevante para o futuro. Um dia tão importante como esse não poderia deixar de ser comemorado”, celebra o secretário.

O Reflorestar Viana realiza o mapeamento de áreas de nascentes, depois avalia onde é possível plantar novas árvores, e, por último, executa a recuperação. “As matas ciliares são importantes para evitar a erosão e assoreamento dos rios, ações que diminuem a capacidade de vazão da água, e proporcionam equilíbrio do ambiente, do clima e, consequentemente, qualidade de vida”, explica a bióloga Juliétty Angioletti Tesch.

O produtor rural que possui corpo d’água (nascentes, córregos e rios) na propriedade poderá entrar em contato com a secretaria de Meio Ambiente, pelo número (27) 2124-6722 para fazer o cadastro. Profissionais das Secretarias de Meio Ambiente, de Agricultura, e de Ordem Pública e Serviços Urbanos (Semops) vão fazer a avaliação do espaço.

A expectativa é de plantar mais de 49 mil mudas, nas três etapas do processo. Serão trabalhadas três regiões do município: na primeira fase a Bacia do Ribeirão Santo Agostinho e Rio Formate. Os interessados têm até outubro para se inscrever. Na segunda fase, na Bacia Alto e Médio Jucú e Rio Jacarandá. O prazo para cadastro vai até fevereiro do ano que vem. A terceira fase ocorrerá na Sub Bacia Pedra da Mulata/BR-101 e Baixo Jucú. As inscrições vão até agosto de 2022.

Estiveram presentes no evento o secretário de Estado do Meio Ambiente (Semma), Fabrício Machado, o secretário de Ordem Pública e Serviços Urbanos, Ledir Porto, o secretário de Agricultura, Cezar Lazaro, também o secretário de Defesa Social, Capitão Enoni Erlacher, além de servidores.

Homenagens às vítimas da Covid-19

O prefeito Wanderson Bueno fez o plantio simbólico de uma muda de Ingá (ingazeiro), como maneira de homenagear vítimas da Covid-19 do município, ao todo, 268 mortos pela doença. Fabrício Machado, Ledir Porto e Cezar Lazaro e o estudante Pedro Gomes das Neves, que fez a foto vencedora da 5ª edição do Concurso Fotográfico, também plantaram. Na manhã, 10 mudas foram plantadas:

Fedegosão

Senna macranthera

2

Goiaba do Ipiranga

Psidium cattleianum

2

Ingazeiro

Lonchocarpus sericeus

2

Mulato velho

Citharexylum myrianthum

2

Pitanguinha

Eugeni punicifolia

2

No decorrer do mês, o restante das mudas serão plantadas em escolas da Rede Municipal de Ensino.  

Premiação

Foto: Carlos Cavaleiro - SECOM VIANA
Ainda na ocasião, o vencedor da 5ª edição do Concurso Fotográfico, Pedro Gomes das Neves, do 9º ano da Emef Constantino José Vieira, em Marcílio de Noronha, receberá a premiação, um tablet. O projeto é da Secretaria de Meio Ambiente (Semma), em conjunto a Secretária Municipal de Educação (Semed) e tinha como tema “A mais bela árvore de Viana”.

 

Atendimento à imprensa
Márcia Brito –  Secretária de Comunicação
Tainá Campos – Gerente de Jornalismo
Vinícius Lodi – Assessor de Imprensa
Carla Nicchio – Estagiária de Jornalismo
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br

Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br

Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura

Texto: Vinícius Lodi

Publicado em terça-feira, 21 de setembro de 2021

Atualizado em quarta-feira, 22 de setembro de 2021

NEWSLETTER Fique por dentro do que acontece por aqui e receba tudo em primeira mão

Horário de funcionamento Segunda a sexta-feira, das 09h00 às 18h00

Telefone (27) 2124-6760

E-mail ouvidoria@viana.es.gov.br

Endereço Avenida Florentino Avidos, nº 01
Viana Sede - Viana/ES - CEP: 29130-915