Alunos do quarto ao nono ano participam da Banda Marcial do colégio EMEF Professora Divaneta Lessa de Moraes

Crédito: Carlos Cavaleiro - SECOM VIANA

A EMEF Professora Divaneta Lessa de Moraes, em Campo Verde promove aos alunos aulas de música por meio da Banda Marcial, que têm mudado a vida dos estudantes do quarto ao nono ano.

Flauta, trompete, trombone, saxofone e bumbo são alguns dos instrumentos que compõem a banda, uma atividade mantida na escola. Durante a pandemia os alunos levaram para a casa as partituras e os instrumentos para treinarem. Assinaram também um documento de cuidado de uso.

Segundo o instrutor da banda, Elier Scardua Santana, professor há 13 anos no município, ensinar é um dom e passar a conduta musical, que leva a ética, respeito e trabalho em grupo é essencial. “Após voltarem para a escola o desempenho deles foi positivo, melhoraram a sonoridade. A música ajudou na concentração das tarefas em sala de aula e em casa. Fiquei emocionado ao ver, eles participarem da Caminhada Verde, primeira celebração feita pela banda”, conta Elier.

O evento fez parte da programação do Setembro Verde, mês da inclusão da pessoa com deficiência, promovido pela Secretaria Municipal de Educação.

O aluno Thiago Oliveira Alves da Silva, do 9° ano, trompetista ha quatro anos, disse como é o sentimento de tocar na sinfonia da escola. “No começo eu não tinha vontade de participar, mas logo que soube que iria surgir a banda. Animei bastante, pois meus amigos também iriam estar presente. Desde pequeno sempre gostei de musica. Logo que comecei a destacar no grupo, levei  mais a sério, e passei a treinar em casa. Foi uma responsabilidade grande levar o instrumento, tomei bastante cuidado”, disse o estudante.

Já para, Jamilly Caetano Silva Azevedo, do 7° ano, as aulas representam para ela uma forma de se expressar os sentimentos através da música.”Senti curiosidade em tocar bumbo, e logo de inicio me empolguei. O instrumento permitiu mostrar a emoção de entoar”, relata Jamilly

As aulas acontecem às terças e quintas-feiras. Podem participar da banda alunos  do 4° ao 9° ano, da escola EMEF Professora Divaneta Lessa de Moraes.

Márcia Brito –  Secretária de Comunicação
Tainá Campos – Gerente de Jornalismo
Vinícius Lodi – Assessor de Imprensa
Carla Nicchio – Estagiária de Jornalismo