Campeão estadual de Mountain Bike, vianense visita prefeito

Crédito: Victor de Andrade/Secom

Viana é terra do campeão estadual de Mountain Bike. Aos 16 anos, Nícolas Pandolfi Barreto despontou como talento e conquistou o título em campeonato realizado no município da Serra. Acompanhado dos pais, o jovem atleta recebeu mensagens de incentivo no encontro com o prefeito Wanderson Bueno.

Morador de Vila Bethânia, Nícolas se diz agradecido em representar e levar a bandeira do município. “Me sinto muito grato de poder estar nesse lugar que eu estou, em poder levar a bandeira. Quem sabe um dia no campeonato brasileiro eu não esteja carregando a bandeira de Viana e do Espírito Santo?!”, finaliza.

Na visita à Prefeitura de Viana, o prefeito afirmou ao atleta que o município trabalha por mais investimentos para trazer melhorias que impactem as atividades de ciclistas e a mobilidade.

Nícolas compete pela categoria Cross Country Olímpico (XCO), uma das modalidades dos Jogos Olímpicos e ao, completar a prova, ele teve uma imensa alegria.

“Foi um dos meus primeiros pódios. É, com certeza, um momento inesquecível. Fiquei muito feliz, porque era um objetivo meu. Batalhei muito por isso”, relatou.

O ciclista iniciou a prática do esporte há apenas dois anos como lazer, passeio e saúde. Ele visitava pontos turísticos de Viana e o interesse em participar de torneios e campeonatos veio por meio de atletas de alto rendimento, como Henrique Avancini, número 1 do ranking mundial, que serviu inspiração.

“Comecei como hobby, visitando pontos turísticos. Passei a pedalar com grupos maiores, assistir atletas de alto rendimento. Me inspirei neles. A vontade de competir, participar de eventos partiu disso. Me filiei a federação, que é um requerimento para estar nas provas”, diz o ciclista.

Neste ano, Nícolas participou de três etapas da Copa Capixaba de Mountain Bike, na Serra, em Vila Velha e Santa Teresa. Também do torneio Kata-Mato, em Conceição do Castelo, e da Copa Norte Capixaba, em São Mateus, entre outras competições.

No futuro, o atleta sonha estar nos Jogos Olímpicos. No momento, ele treina para poder disputar o campeonato brasileiro. “Daqui a alguns anos eu penso em estar em um campeonato brasileiro. Será uma prova que marcaria a minha história. Mas, o meu maior sonho seria participar das Olimpíadas e do campeonato mundial”, comenta.

Márcia Brito –  Secretária de Comunicação
Tainá Campos – Gerente de Jornalismo