Empreendedorismo feminino dá origem a um "mini-shopping" em Viana

Empreendedoras unidas - Crédito: Carlos Cavaleiro/Secom

“Meu pai não tinha esse instinto para empreender, mas tinha o sonho de ver o meu negócio dar certo”, disse a empreendedora Geisa Regina Cassini, de 33 anos, enquanto mostrava o espaço  onde hoje trabalha, no bairro Treze de Maio, em Viana. Durante a pandemia, ela perdeu o pai, justamente quando iniciava a preparação do local.

Não faltou dedicação para que as instalações ficassem prontas. Os planos saíram do papel e estão em execução. O Home Cassini é um “mini-shopping”, localizado na rua Antônio Carlos Gerardt, onde atuam oito mulheres empreendedoras. Um grupo forte e unido.

Elas vendem artesanato, moda infantil, adulta, peças íntimas. Também há serviços de beleza, como depilação, manicure, maquiagem, design de sobrancelhas, e cabelo especializado no estilo afro.  

Inaugurado oficialmente há cerca de três meses, o empreendimento já é visto como uma referência no município. Na última semana, a Geisa participou da live “Hora do Empreendedor”, da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas do Empreendedorismo (Aderes), promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec), ocorrida no Centro Multiuso É Pra Já, em Marcílio de Noronha.  

O começo

A iniciativa partiu de Geisa e a amiga, colega de trabalho no antigo emprego, Ana Karoline Forechi Melo, de 25 anos. Ambas engravidaram em uma diferença de dois meses e tomaram a decisão de que gostariam de estar juntas dos bebês nos primeiros meses.

Uma é administradora e outra possui jeito para o comércio. As qualidades se complementaram. Veio à ideia de vender roupas infantis, primeiro na empresa em que trabalhavam. Depois foram dados mais passos e surgiu a necessidade de ampliar o negócio e trazer novidade ao comércio da região. Foi quando Geisa e Karol procuraram o Programa Nossocrédito Viana, da Semdec, pela primeira vez, para se formalizarem e obterem uma linha de crédito. O intuito era comercializar roupas da moda infantil mais sofisticadas.

“Tive a ideia de vender roupa infantil. Começamos a vender porta a porta, casa a casa por dois meses. Resolvemos montar uma loja, porque vimos a necessidade de crescer um pouco. Então, vendíamos na parte de trás da casa, que era do meu pai. Tinha uma varanda e nela eu coloquei um varal, uma porta, e começamos ali. Sabíamos que seria preciso um espaço maior”, disse.

Loja infantil - Crédito: Carlos Cavaleiro/Secom   

Elas participaram da 2ª Feira de Negócios de Viana, em 2018. Neste mesmo ano, foi aprovada mais uma linha para investimentos na construção do “mini-shopping”.

Empreendedorismo feminino

Geisa observou que pessoas próximas, com diferentes talentos, precisavam de oportunidades para obter renda.

A filha dela, Isabele Cassini Peyneau, de 16 anos, por exemplo, quis fazer cursos de maquiagem e design de unha, e pode abrir o espaço Studio Isabele Cassini. Ela trabalha acompanhada da Gislaine Quirino, de 22, que atua como manicure e pedicure.

No Home Cassini, a Ana Lucia de Jesus dos Santos, de 48 anos, vende artigos de artesanato e decoração. Já a Michele Pereira Teixeira, 25, é especialista em cabelo afro. 

Artesanato - Crédito: Carlos Cavaleiro/Secom

Chrislany Santos Martins, 33, passou por uma guinada na carreira. Anteriormente funcionária do setor de administração de uma empresa, ela quis experimentar algo novo. Se dedicou a terapia corporal. Ela foi até Geisa para trocar ideias sobre um possível negócio e soube que poderia iniciar suas atividades ali.

“Trabalhei por 14 anos em uma empresa. Resolvi mudar e fiz alguns cursos enquanto ainda trabalhava. Levei um tempo para ‘me achar’. Vim para cá, sou nova no mercado. Hoje é um serviço ainda mais necessário. Pessoas ficam mais ansiosas e muitas desenvolveram doenças psicológicas”, relatou Chrislany, que faz massagens relaxantes, depilações e drenagens.

Terapia corporal - Crédito: Carlos Cavaleiro/Secom

As lojas de moda infantil e adulta MD Kids e a Singular Style são comandados por Geisa e Karol. Débora Cassini, de 23 anos, é responsável pela D’Encanto Lingerie, de moda íntima.

Chrislany conta que todas juntas formam uma família e que as empreendedoras se ajudam.

“Eu nem cheguei a comentar, mas, no início, eu tinha um pouquinho de medo de que muitas mulheres juntas poderia ter conflito. Mas tem a mão de Deus nisso. Todo mundo é muito unido, elas são muito amigas. Uma pela outra, uma ajudando a outra. Realmente uma família, não é?”, contou.

Futuro

Geisa conta que uma das principais missões do espaço é trazer bem-estar e qualidade de vida para as pessoas. O Home Cassini oferece consultas e palestras com especialistas para orientações de saúde física e mental. “Cuidar das pessoas é o nosso intuito também, nosso principal objetivo. Não só vender o nosso produto, vender a nossa marca ou o nosso trabalho”, explicou.

As empreendedoras trabalham para que no futuro possam expandir o espaço, ter mais negócios no "mini-shopping" e a contratação de pessoas.

 

Atendimento à imprensa
Márcia Brito – Secretária de Comunicação
Tainá Campos – Gerente de Jornalismo
Vinícius Lodi – Assessor de Imprensa
Carla Nicchio – Estagiária de Jornalismo
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br

Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br

Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura

Texto: Vinícius Lodi

Publicado em sexta-feira, 01 de outubro de 2021

Atualizado em segunda-feira, 04 de outubro de 2021

NEWSLETTER Fique por dentro do que acontece por aqui e receba tudo em primeira mão

Horário de funcionamento Segunda a sexta-feira, das 09h00 às 18h00

Telefone (27) 2124-6760

E-mail ouvidoria@viana.es.gov.br

Endereço Avenida Florentino Avidos, nº 01
Viana Sede - Viana/ES - CEP: 29130-915