Chegou, vacinou: Confira a programação da vacinação contra a Covid-19 em Viana

Foto: Victor de Andrade - SECOM VIANA

Os munícipes que ainda não se vacinaram contra a Covid-19 têm nesta semana mais uma oportunidade de se imunizar contra a doença. Há oportunidades para se vacinar sem a necessidade de agendamento nas 18 unidades básicas de saúde (UBS), de segunda a sexta, das 8 às 15 horas. há vagas para os adolescentes e também para idosos que precisam tomar a dose de reforço.

Ao todo, cinco mil doses estarão disponíveis (cerca de mil doses por dia). Além da vacinação contra a Covid-19, também está disponível a vacina da Influenza, contra a gripe.

“A Prefeitura de Viana, buscando alternativas para atingir o maior número de pessoas imunizadas, adotou estratégias como vacinação domiciliar em acamados, realizou extensão do horário de atendimento e também nesta semana, ampliando o acesso à vacinação por meio de atendimento por livre demanda, ou seja, sem agendamento prévio”, explica a secretária de Saúde Jaqueline Jubini.

O prefeito Wanderson Bueno afirma que : "Estamos buscando alternativas para atingir o maior número de pessoas para imunização, fazendo uma programação com horários e locais especiais pra atingirmos os 100% de imunização”, explicou.

As vacinas ofertadas são Pfizer e CoronaVac, além da meia dose da AstraZeneca.

Confira o público-alvo e o intervalo
● D1 de Pfizer (adolescentes 12 a 17 anos);
● D1 (para pessoas a partir de 18 anos);
● D2 de CoronaVac (intervalo de 28 dias); D2 de AstraZeneca (Intervalo de 54 dias); e D2 de Pfizer (Intervalo de 54 dias);
● D2 Meia dose do estudo Viana Vacinada;
● D3 Dose de Reforço para pessoas acima dos 60 anos e profissionais da Saúde (D3) 1. Pessoas com alto grau de imunossupressão - intervalo de 28 dias da segunda dose; 2. Pessoas a partir de 60 anos - intervalo de cinco meses da D2). 3. Profissionais de Saúde (Intervalo de 6 meses da D2).

Para se vacinar, o vianense precisa levar o documento com foto, CPF ou cartão do SUS e comprovante de vacinação (para tomar a D2 ou a dose de reforço). Já para Influenza, no caso das crianças, é preciso levar também o cartão de vacinação.

Márcia Brito –  Secretária de Comunicação
Tainá Campos – Gerente de Jornalismo