Curso de Cactos e Suculentas promove troca de experiências em cultivo de plantas

Crédito: Richard Esquincalha/Secom

Aconteceu na terça-feira (05), no bairro Primavera, o encerramento do curso de Cactos e Suculentas, contemplado pela Lei Aldir Blanc, a partir Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Turismo (Semect).

A facilitadora do curso, Maria José Ferreira, moradora do bairro Marcílio de Noronha, quem ministrou as aulas, contou como essa oportunidade trouxe grandes experiências para os alunos. “Da pandemia apareceu essa oportunidade com a Lei de Incentivo a Cultura, e mandei minha proposta. Nas aulas houve uma troca de vivência entre os jovens e pessoas mais velhas que contribui nas práticas do cultivo, além de outras formas de sustentabilidade e renda extra”, relatou.

Além disso, durante os encontros, cada uma das alunas buscaram conhecimentos e informações básicas a respeito do plantio, cuidados e confecção de arranjos com cactos e suculentas. “Assim foram os encontros: agradáveis, produtivos. Um significativo envolvimento da comunidade”, disse a professora.

Subsecretária Municipal de Esporte, Cultura e Turismo, Renata Weixter destaca que o curso foi uma ideia da própria munícipe, que desempenhou um trabalho de criatividade. Ela ressalta o empenho do município em aplicar os recursos em projetos como este. “O resgate desse projeto, por meio da lei Aldir Blanc, incentiva as culturas brasileiras. Nossas alunas aprendem nesse curso formas de cultivo, estéticas de compor o ambiente, a adubação orgânica e a sustentabilidade. Também é uma renda extra para aquelas que queiram ir além do cuidado e trabalhar com o plantio”, destaca Renata.

Para a cabeleira Soliene de Souza Santos e sua filha Suellen Santos Rodrigues, que participaram juntas das aulas práticas, a experiência será levada para casa. “Com a pandemia, a gente descobriu que cuidar das plantinhas é uma forma de deixar o estresse de lado. Trabalhar com minha filha nesse curso foi especial, em casa enchemos os cômodos com mudas”, conta Soliene.

Lei Aldir Blanc

As ações de fomento da cultura para município, realizadas durante o ano, por meio da Lei Aldir Blanc, têm como objetivo subsidiar suporte financeiro aos espaços culturais, artistas, empresas, entre outros atores da cultura, que tiveram suas atividades comprometidas e/ou interrompidas devido à pandemia.

Márcia Brito –  Secretária de Comunicação
Tainá Campos – Gerente de Jornalismo