Outubro Rosa: Afecc apresenta palestra sobre prevenção ao câncer na Câmara Municipal

Crédito: Agnes Lírio/Secom

Em palestra na Câmara Municipal de Viana, a Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc) apresentou importantes informações sobre a prevenção à doença. O evento ocorreu na tarde desta quinta-feira (7), em referência ao Outubro Rosa, mês de conscientização ao câncer de mama. 

Além de trazer orientações sobre os cuidados do câncer de mama, o palestrante José Paulo Gomes Filho, enfermeiro supervisor da UTI da Afecc-Hospital Santa Rita, também comentou sobre a prevenção a outros tipos de cânceres. Pelo grande alcance que a campanha do mês tem, esta é uma estratégia para espalhar conhecimento. 

“Todos os anos nós saímos do hospital para compartilhar informações sobre a importância do diagnóstico precoce, a forma de tratamento. Aproveitamos para informar a população sobre outros tipos de cânceres. Quanto mais cedo ocorre o diagnóstico, maior a chance da cura. Importante ressaltar isso, porque durante a pandemia houve diminuição da procura por atendimento e temos tido casos em estágios mais avançados”, disse.

Gomes Filho abordou sobre o câncer de colo de útero, de próstata, testículo, pênis, estômago, intestino, cabeça e pescoço, pele e pulmão. Por meio de vídeos, médicos especialistas esclareceram o que pode causar a doença, como prevenir e realizar o tratamento.    

O presidente da Câmara Municipal, Joilson Broedel, enalteceu o trabalho desempenhado pela Afecc e homenageou a entidade a partir de uma moção de aplausos. “Por todo o trabalho que a Afecc realiza no Espírito Santo, que ganha cor em outubro, é preciso lembrar que ele é contínuo, durante o ano, e fundamental”, declarou Broedel. 

Estiveram presentes também os vereadores Abel Mariano e Gilmar Mariano. No evento, mulheres foram presenteadas com flores e houve o sorteio de orquídeas. Ao fim, Broedel também pediu aplausos aos profissionais de saúde do município que atuam durante a pandemia.

Secretaria de Saúde

A Secretaria de Saúde (Semsa) realizou nesta quinta-feira, no plenário da Câmara, atendimentos de vacinação contra a Covid-19 e Influenza, teste rápido de Covid-19, aferição de pressão arterial, agendamento de exames preventivo e de mamografia (para mulheres de 50 a 69 anos).

Atendimento à imprensa
Márcia Brito –  Secretária de Comunicação
Tainá Campos – Gerente de Jornalismo
Vinícius Lodi – Assessor de Imprensa
Carla Nicchio – Estagiária de Jornalismo
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br

Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br

Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura

  

Texto: Vinícius Lodi

Publicado em sexta-feira, 08 de outubro de 2021

NEWSLETTER Fique por dentro do que acontece por aqui e receba tudo em primeira mão

Horário de funcionamento Segunda a sexta-feira, das 09h00 às 18h00

Telefone (27) 2124-6760

E-mail ouvidoria@viana.es.gov.br

Endereço Avenida Florentino Avidos, nº 01
Viana Sede - Viana/ES - CEP: 29130-915