Vianenses cuidado com os golpes: confira as dicas do Procon de Viana para para as compras no Dia das Crianças

Outubro chegou, e com ele o Dias das Crianças, comemorado no dia 12. Momento aguardado e desejado pelos os consumidores mirins. Mas vai um alerta aos papais de plantão, mesmo com a diversidade de opções em brinquedos encontrados no mercado, é importante que observem alguns detalhes antes de escolher o presente, como a faixa etária, origem e certificação do produto, e, principalmente, se é um produto original.

Brinquedos importados também precisam ser certificados pelo Inmetro, partindo do pressuposto de proteção à saúde e segurança do indivíduo, devendo corresponder aos parâmetros de produtos nacionais.

O Procon de Viana orienta, mesmo em época de compras online, os pais devem comprar os presentes em lojas do comércio formal, pensando tanto na segurança de seus filhos quanto na garantia em caso de defeito ou vício. Produtos do mercado informal ou falsificados podem representar riscos à saúde e segurança da criança, pois não há qualquer garantia sobre sua procedência e parâmetros técnicos.

Segundo Patrícia Chagas, gerente do Procon de Viana, localizado no Centro Multiuso É Pra Já, em Marcílio de Noronha, a aquisição de brinquedos falsificados é muito arriscada, pois o produto não foi testado e enquadrado nas normas vigentes no país. "Brinquedos falsificados podem causar lesões, alergias, cortes e até risco à vida de quem fará uso do produto, no caso as crianças", completa.

ATENÇÃO ÀS TROCAS
O Procon de Viana orienta, ainda, que o lojista não é obrigado a fazer a troca do produto, salvo em casos de defeito ou vício, pois tanto brinquedos como vestuários são considerados produtos duráveis e, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), têm garantia de até 90 dias.

Dessa forma, é importante se informar sobre a possibilidade de troca em razão do tamanho, cor ou modelo, mas essa possibilidade deve constar como informação explícita na nota fiscal ou na etiqueta da peça.

Para evitar problemas, certifique-se quanto à possibilidade de troca e sempre teste os brinquedos na loja, principalmente os eletrônicos.

USANDO A CRIATIVIDADE

Outras formas de presentes devem ser consideradas pelos pais, tais como passeios em parques, reservas ambientais, viagens a sítios e dias de lazer com brincadeiras lúdicas, momentos esses de convivência em família e com amigos.
E pensando na economia, a opção é escolher meios diferentes de presentear os pequenos. Como fazer seu próprio brinquedo, ou um dia diferente com piquenique.

A criatividade é sempre uma boa forma de economizar sem deixar de agradar.

Dependendo da idade, muitas crianças são apaixonadas por “slime” - massa de modelar, que tem diversas receitas e texturas. Desta forma, é possível fazer em casa e gastando pouco.

Além disso, as diferentes formas permitem inovar e surpreender as crianças.

Márcia Brito –  Secretária de Comunicação
Tainá Campos – Gerente de Jornalismo
Vinícius Lodi – Assessor de Imprensa
Carla Nicchio – Estagiária de Jornalismo