Referência nacional na área de produção e gestão cultural ministra curso para artistas e produtores vianenses

Crédito: Richard Esquincalha/Secom

Autor do livro "O AVESSO DA CENA - Notas sobre produção e gestão cultural”, e referência nacional no assunto, Romulo Avelar vai ministrar o curso “Produção e Gestão de Eventos e Carreiras Musicais”, neste fim de semana, em Domingos Martins. Ele, que já rodou o país inteiro com objetivo de espalhar conhecimento e expandir oportunidades em carreiras artísticas, passou por Viana na tarde desta sexta-feira (15), antes de seguir caminho para o município vizinho.

Recebido pela Secretaria de Esporte, Cultura e Turismo (Semect), Avelar destacou o empenho do município para promover políticas públicas voltadas para a área da cultura. Quatro artistas e produtores culturais de Viana foram selecionados para participar do curso e terão uma imersão de 15 horas no tema proposto.

“É fundamental que o poder público compreenda a necessidade de formação no campo da produção e gestão. Preparação dos artistas para essa realidade. Por mais talentoso que possa ser o artista, se ele não tiver conhecimento sobre estes aspectos, a carreira não avança. O artista precisa ser o empreendedor da própria carreira”, comentou Avelar.

Lamartine Freire do Rosario Junior, Leidymara Santos Mota, Piatan Lube Moreira e Wilberth Rodrigues e Silva, os artistas vianenses, terão apoio com o transporte e a alimentação da Prefeitura de Viana, por meio da Semect.

Artistas e produtores que irão participar do curso - Foto: Divulgação/Semect

Curso

O curso acontecerá de forma presencial, com o objetivo de transmitir informações e conhecimentos fundamentais à realização de projetos no campo da música e à busca pela sustentabilidade na área.

Nas aulas serão abordados temas como: papéis e linguagens dos produtores e gestores culturais, organização e trabalho coletivo; formação de equipes transdisciplinares; empreendedorismo na área da música; cocriação e compartilhamento; relação com as empresas; fontes de recursos para a música; marketing e fidelização de público; etapas de uma produção; aplicação de ferramentas da administração ao universo cultural.

Para a subsecretária, Renata Rosa Weixter, apoiar artistas e fazedores de cultura em processos de formação é extremamente importante para o município. “É uma forma  de fazer com que esses artistas tenham condições de produzir e crescer no setor e também possam multiplicar esses saberes oportunizando melhor qualificação de índice de artístico, de produção e de profissionalismo da arte e da cultura vianenses", destacou.

Atendimento à imprensa
Márcia Brito –  Secretária de Comunicação
Tainá Campos – Gerente de Jornalismo
Vinícius Lodi – Assessor de Imprensa
Carla Nicchio – Estagiária de Jornalismo
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br

Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br

Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura

Texto: Vinícius Lodi

Publicado em sexta-feira, 15 de outubro de 2021

Atualizado em sexta-feira, 15 de outubro de 2021

LEIA MAIS...

Curso de Produção e Gestão de Eventos e Carreiras Musicais é realizado neste final de semana
NEWSLETTER Fique por dentro do que acontece por aqui e receba tudo em primeira mão

Horário de funcionamento Segunda a sexta-feira, das 09h00 às 18h00

Telefone (27) 2124-6760

E-mail ouvidoria@viana.es.gov.br

Endereço Avenida Florentino Avidos, nº 01
Viana Sede - Viana/ES - CEP: 29130-915