Governo do Estado anuncia novas obras de macrodrenagem para Viana

Créditos: Julio Victor

O governador do Estado, Renato Casagrande, anunciou, nesta segunda-feira (18), a publicação do Edital para execução das obras de macrodrenagem da bacia hidrográfica do Rio Formate, nos municípios de Cariacica e Viana. Serão investidos R$ 16,3 milhões na construção de reservatório de amortecimento de cheias e parque linear, além da limpeza, retificação e ampliação da calha do rio.

“Durante as chuvas da semana passada, vimos algumas pessoas em dúvidas sobre a conclusão das obras de macrodrenagem. Afinal, são tantas promessas ao longo do tempo que as pessoas acabam ficando incrédulas. Contudo, estamos investindo fortemente desde o início da gestão nessa área. É o maior investimento da história desse Estado em macrodrenagem, assim como também já contratamos 100% do esgotamento sanitário da Grande Vitória”, afirmou o governador.

Para a realização das intervenções foi desapropriada uma área de 126.287 metros quadrados, sendo 39.400 metros quadrados de área de preservação permanente, garantindo a conservação da área do entorno. O parque linear será construído na região de Roda D’água e terá dois campos de futebol society, duas academias ao ar livre (uma para a melhor idade e outra popular), ciclovia de 1.400 metros de extensão e 14 quiosques e pista de caminhada.

O prefeito de Viana, Wanderson Bueno, falou sobre a importância das ações para o município. “Estamos presentes na cerimônia de autorização do edital de macrodrenagem do Rio Formate, o governador teve a oportunidade de autorizar mais de R$ 16 milhões para uma obra de extrema importância para nossa cidade. Será o maior investimento de macrodrenagem da história de Viana. Agradeço ao governador Renato Casagrande e ao secretário de Governo, Gilson Daniel”, declarou.

A limpeza, retificação e ampliação da calha do Rio Formate vai resultar no aprofundamento de 0,70 cm, em média, ao longo de nove quilômetros de extensão do rio. Já a calha do rio será ampliada para 10 metros de largura. Assim, o escoamento de água deve ser ampliado dos atuais 10 mil litros para 20 mil litros por segundo, o equivalente ao escoamento de 72 milhões de litros de água por hora.

Cerca de 100 mil pessoas devem ser beneficiadas pelas obras, que atendem os bairros Vista Dourados, Novo Horizonte, Operário, Industrial, Marcílio de Noronha, Vila Bethania, Campo Verde, Coqueiral e Caçaroca.

De acordo com o secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Marcus Vicente, são mais de R$ 200 milhões em obras de macrodrenagem em execução. “O Governo do Estado está investindo R$ 9,2 milhões em galerias no bairro Universal, que fazem parte da primeira etapa do Córrego da Ribeira. A segunda etapa são as galerias e limpeza do córrego na região do bairro Bom Pastor, com valor de R$ 33 milhões. A terceira é a construção da Estação de Bombeamento de Águas Pluviais (EBAP) Bom Pastor, com investimento de R$ 23 milhões”, destacou.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedurb