Prefeitura de Viana faz ação de coleta de materiais reciclados e promove conscientização ao meio ambiente

Crédito: Tainá Campos/Secom

A Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semma), realizou nesta sexta-feira (22) a ação, em referência ao Dia do Consumo Consciente, que coleta de materiais recicláveis e óleo de cozinha. Durante a manhã, resíduos de plástico e papel foram recolhidos na Escola CMEI Professora Biluca, em Viana Sede. Durante a tarde, a atuação ocorreu na Feira de Orgânicos.

O objetivo é dar o destino correto para materiais a serem descartados. Compostos de vidro, alumínio, papel e plástico, por exemplo, serão encaminhados para processamento à Associação de Catadores de Materiais Recicláveis do Município de Viana (ASCAMAVI). A partir do óleo recolhido haverá a produção de sabão.

O secretário Luiz Guilherme da Costa Cruz explica o impacto que o meio ambiente pode ter caso o descarte dos resíduos não seja feito da forma ideal. “Nosso principal papel, como Secretaria de Meio Ambiente, é atuar como educador ambiental. O sucesso na conservação do meio ambiente e na melhora da qualidade de vida dos munícipes está diretamente vinculado a isto. Vamos iniciar várias ações dentro desse contexto”, comentou o secretário.

CMEI Professora Biluca

Desde 2015, a escola adota um projeto voltado para a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente. Nesta sexta-feira (22), as crianças do Pré-II, de cinco anos, arregaçaram as mangas e ajudaram a recolher resíduos que terão o encaminhamento correto.

A diretora da escola Ana Alice Endlich explica que os trabalhos desenvolvidos lá impactam todos os funcionários, da limpeza até a direção e vai além da relação de professor e aluno. Foi também para as famílias dos estudantes. Trataram temas como a importância da reciclagem e do recolhimento do lixo. Desde a não utilização de materiais como o EVA e o reaproveitamento de folhas de papel.

Crédito: Carlos Cavaleiro/Secom

O CMEI Professora Biluca teve parceria com a ASCAMAVI e já foi ponto de coleta de lixo. Com o óleo de cozinha recolhido, produziu sabão artesanal para a limpeza e higiene do ambiente escolar.

A Professora Maria Aparecida Prates Botelho, também conhecida como “Tia Koca”, aplica em sala de aula os conhecimentos sobre preservação ao meio ambiente. “A gente utiliza de vários recursos para poder trabalhar esse tema. Nossos planejamentos têm uma gama de atividades sobre sustentabilidade, sobre reaproveitamento do lixo. Então, por exemplo, quando trabalhamos o livro ‘Meu Oceano’ apresentamos o gênero carta trazendo uma carta da tartaruga tratar sobre a questão do lixo nos mares”, contou.

Reflorestar Viana
Na ocasião, nesta sexta-feira, também foi feito o cadastramento para o programa Reflorestar Viana. O projeto visa recuperar áreas de preservação permanente (APP’s) em propriedades de produtores rurais do município a partir da ampliação da cobertura de mata ciliar.

Márcia Brito –  Secretária de Comunicação
Tainá Campos – Gerente de Jornalismo