Infraestrutura: Plano de Investimentos em Macrodrenagem de Viana é apresentado

Créditos: Victor de Andrade - Secom Viana

Pensando em solucionar os problemas que o município enfrenta com as fortes chuvas e consequente cheia dos rios, a Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH), apresentou o Plano de Investimentos em Macrodrenagem de Viana na manhã desta quarta-feira (27).

Ao todo, estão previstos R$ 126.931.852,71 em investimentos. As obras acontecem em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), a concessionária de rodovias ECO 101, e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

O plano levantará estudos hidrológicos necessários em áreas afetadas a fim de dimensionar estruturas e intervenções para solucionar os problemas de alagamentos.

O Prefeito de Viana, Wanderson Bueno, explicou que as obras de macrodrenagem serão realizadas para melhorar a qualidade de vida da população de Viana. “Desde o início do ano estamos trabalhando para ampliar o diálogo com os munícipes. Para isso, fizemos o orçamento participativo em todos os bairros para ouvir o que a população quer. O plano apresentado hoje vai transformar a cidade. Nós lutamos por uma cidade com mais qualidade de vida, mais segura, mais igualitária e organizada visando mudar a condição do vianense, que escolheu esse lugar para viver”, enfatizou Bueno.

O secretário de Governo do Estado, Gilson Daniel, falou sobre a importância das obras para o futuro da cidade. “Os vianenses já sentem a diferença nos investimentos que o Estado está fazendo no município. Isso está acontecendo porque temos um governador que pensa no avanço da cidade e também pensa nas pessoas”, destacou.

Além das autoridades citadas, também estiveram presentes na cerimônia a subsecretária de Estado da Sedurb, Zilma Lyra; o presidente da Câmara, Joilson Broedel; além de secretários municipais, vereadores, e representantes da sociedade civil.

Portarias Assinadas

Além da apresentação do plano de investimentos em macrodrenagem, na ocasião também foi assinado o Plano de Contingência e a Ordem de Serviço de Execução dos Projetos de Drenagem e Pavimentação da Rua Luiza Cazoti, em Vila Bethânia.

Plano de Macrodrenagem

Conheça as diversas intervenções em corpos hídricos no Município de Viana, por meio de ampliação de calha e construção de galerias:

RIBEIRA:Execução de intervenções ao longo do Córrego Ribeira que cortam os bairros de Universal, Ribeira e Bom Pastor.

1° Etapa: Obra já em andamento, da construção de galeria dupla de 2,00 x 2,00m no Bairro Universal, se interligando a rede existente na BR 101/262.

2° Etapa: Ampliação da calha do córrego, e execução de galeria dupla de 2,50 x 2,50m iniciando nas proximidades da empresa TA Transportadora, passando pelo Bairro Ribeira, com lançamento nas proximidades do Posto da Policia Rodoviária Federal, de onde caminha por meio de canal trapezoidal de 5,00m, até o lançamento em uma rede existente nas proximidades do trevo da BR 101 e 262.

3° Etapa: Compreende as intervenções do trecho do córrego após a 2° etapa, sentido Bairro Bom Pastor, por meio de execução de alargamento da calha em 5,00 x 1,50m, sentido córrego Santo Agostinho.

4° Etapa: Execução de 02(dois) diques de concreto com 01(uma) estação de bombeamento no córrego Ribeira nas proximidades do Bairro Bom Pastor.

FORMATE: Execução de desassoreamento e ampliação da calha do Rio Formate, com execução de um reservatório de amortecimento e um parque linear, ambos a serem executados na localidade de Piapitangui.

SANTO AGOSTINHO: Execução de uma galeria/dique e execução de estação de bombeamento de águas pluviais a ser instalado (a) na Rua Antônio Vieira, Bairro Centro, a fim de eliminar os alagamentos na comunidade de Santo Agostinho.

Márcia Brito –  Secretária de Comunicação
Tainá Campos – Gerente de Jornalismo