Dia do Empreendedorismo Feminino: Mulheres vianenses se destacam em programas de crédito para microempreendedores

Um exemplo de sucesso no município é o Home Cassini, um “mini-shopping” onde atuam oito mulheres empreendedoras.

Empreender em meio à pandemia se tornou um desafio. Para alcançar destaque no mercado, é necessário se adaptar e inovar.

Nesta sexta-feira (19), é o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, data de incentivo às mulheres que criam e comandam seus próprios negócios.

E Viana está recheada de histórias de sucesso de mulheres à frente dos próprios negócios, que alavancam o comércio local e ajudam a reaquecer a economia.

O que comprova essa iniciativa feminina é o grande volume de empréstimos aprovados pelo programa Nossocrédito no Centro do Empreendedor de Viana. O município, que conta atualmente com cerca de seis mil micro empreendedores individuais, concedeu a maioria dos créditos do programa a empreendedoras, totalizando 55% das operações.

Um dos empréstimos concedidos pelo programa foi o de Rayane Perini da Silva Vitorino Penha, de 25 anos. A jovem começou a trajetória no empreendedorismo vendendo produtos domésticos em feiras livres e de porta em porta. Em 2018, ela conseguiu uma linha de crédito e investiu em produtos, que aumentaram o número de vendas.

Rayane Perini da Silva Vitorino Penha, de 25 anos, realizou o sonho de abrir a loja de roupas

Mas após a chegada da pandemia, as vendas foram prejudicadas. Mesmo assim, Rayane não desanimou e procurou uma maneira de se adaptar às mudanças do mercado. A comerciante retornou ao Centro do Empreendedor em busca de um novo crédito para reformar um espaço que tinha em casa, para que pudesse enfim realizar o sonho de abrir a loja de roupas.

“Quando veio a pandemia, eu precisei me reinventar. Decidi retomar uma paixão antiga, vender roupas e lingeries. Comecei a anunciar nas redes e fazer vendas online, mas percebi que precisava de um lugar para expor meus produtos. Então decidi abrir uma loja física”, disse a empreendedora.

Outro exemplo de sucesso no município é o Home Cassini, um “mini-shopping” onde atuam oito mulheres empreendedoras.

No local, elas vendem artesanato, moda infantil, adulta, peças íntimas. Também há serviços de beleza, como depilação, manicure, maquiagem, design de sobrancelhas, e cabelo especializado no estilo afro.

As empreendedoras procuraram o Centro do Empreendedor para se formalizar e obter uma linha de crédito para alavancar as vendas.

Programa NossoCrédito

O programa registrou o total de R$ 1.441.027,41 em valores de empréstimos aprovados nos primeiros 10 meses deste ano em Viana.

É possível dar entrada no pedido da linha de crédito do programa NossoCrédito, com até R$ 20 mil em empréstimo, para investir em produtos, insumos e capital de giro para os comércios.

O Centro do Empreendedor, localizado no É Pra Já, em Marcílio de Noronha

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Cesar Albenes, comenta que histórias de sucesso como a de Rayane do Home Cassini podem ser multiplicadas no município com apoio do Centro do Empreendedor.

“No Centro, o empreendedor pode ter acesso ao crédito, mas também apoio do órgão e participação em cursos, eventos, atividades e feiras. Mas o mais importante para o empreendedor é o acesso à formalização como MEI”, salientou o secretário.

O secretário ainda comenta que o município conta atualmente com cerca de 6 mil micro empreendedores individuais e com um grande volume de crédito. Albenes destaca que 55% das operações aprovadas são direcionadas ao público feminino.

“Isso mostra que o empreendedor está confiando na retomada do crescimento e criando alternativas. É um orgulho para nós ver histórias de sucesso possibilitadas por esse trabalho”, comemorou.

Márcia Brito –  Secretária de Comunicação
Tainá Campos – Gerente de Jornalismo